
















Mais do que um citadino estritamente funcional, o Nissan IMk é um elegante compacto 100% eléctrico que alia a emoção e a confiança na condução entre o tráfego urbano sem que o condutor veja o seu nível cardíaco ultrapassar o admissível.
A marca japonesa revela, de forma simples e concisa, os principais objectivos que se propõe atingir com o novo protótipo que irá ser uma das suas estrelas maiores no Salão Automóvel de Tóquio a 25 de Outubro.
Apoiado numa plataforma completamente nova, o IMk associa um design requintado às tecnologias de ponta, apoiado numa poderosa aceleração que lhe permite "fugir" ao trânsito compacto.
O modelo é também o derradeiro exemplo, em termos de linguagem estilística, que a Nissan quer imprimir ao seu conceito de mobilidade inteligente e à forma como ele se liga à comunidade.
Equipado com as mais recentes tecnologias de assistência à condução que o ProPILOT proporciona e com inúmeras funções de conectividade, o protótipo apoia-se também no ideal do que poderá ser o futuro dos veículos citadinos num futuro próximo.
Com 3434 mm de comprimento e 1512 mm de largura, para uma altura de 1644 mm, o design do Nissan IMk reflecte a estética minimalista e intemporal que o construtor japonês está já a imprimir aos seus modelos automóveis.
O habitáculo, por seu lado, distingue-se pelas suas linhas fluidas e refinadas, reforçando a atmosfera acolhedora com que o condutor e os passageiros são recebidos.
E o painel de instrumentação, para além do botão de ignição e da manete da caixa automática de velocidades, viu os controlos físicos substituídos por ícones tácteis digitais.
Dados como a velocidade do veículo e a navegação aparecem no "ar" através de um prisma sem moldura, enquanto informações personalizadas ao condutor são dadas através de holografias.
Algo que ressalta logo no Nissan IMk é o passo decisivo que dá em relação à condução totalmente autónoma, através de uma versão avançada do ProPILOT 2.0, em ambientes tão diferenciados como as auto-estradas ou as vias urbanas, sem esquecer o estacionamento.
Infelizmente, a Nissan não revela as características técnicas nem a potência do propulsor que irá equioar o protótipo. Apenas indica que, fruto da sua experiência com o Nissan Leaf, o IMk irá oferecer uma alternativa 100% eléctrica para automobilistas que desejam um veículo compacto.
Extremamente silencioso e com um baixo centro de gravidade, o motor irá proporcionar um excelente nível de aceleração, assim como uma elevada e eficaz capacidade de resposta no "pára-arranca" própria do tráfego urbano.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?