O DS E-TENSE há muito deixou de ser apenas um conceito numa folha de papel. E se este projecto funciona como uma espécie de afirmação da DS, que só existe como marca autónoma desde 2014, temos que admitir que o resultado final é fantástico, pelo menos no que ao "design" diz respeito.
O DS E-TENSE andou pelas ruas de Madrid
E se o "look" já lhe valeu o prémio de "veículo mais bonito" na última edição do Concurso de Elegância Chantilly Arts & Elegance Richard Mille, a sua recente aparição nas ruas de Madrid (por culpa da abertura da primeira DS Store em Espanha) voltou a confirmar que é um carro conceito muito bem recebido pelos entusiastas automóveis.
Um dos destaques da forma deste E-TENSE é a traseira, que não conta com uma "janela". Isto representou um enorme desafio para os designers e engenheiros da DS, que tiveram de recorrer à tecnologia para contornar esta situação. A solução foi um "retrovisor digital", que está associado a uma câmara montada na traseira.
A iluminação é outro dos pontos em destaque neste E-TENSE. Formados por módulos LED DS ACTIVE LED VISION, os grupos ópticos dianteiros são inspirados no mundo da relojoaria e das jóias, sendo que as luzes diurnas ajudam a complementar o "look" do veículo. Já os faróis traseiros, que também contam com tecnologia "Full LED", foram desenhados em forma de lâmina e parecem ganhar vida com o movimento do automóvel.
Dentro do habitáculo, é possível encontrar o mesmo nível de detalhe e luxo que vamos no exterior. Desde o couro passando pelo alumínio e terminando no aço escovado, os acabamentos são de enorme qualidade e conferem a este interior um aspecto bastante inovador. Tal como nas luzes exteriores, o mundo da Alta Relojoaria serviu de inspiração para os designers da DS, que recorreram à tecnologia de impressão 3D para conceber alguns detalhes do habitáculo deste E-TENSE.
E se o aço e o alumínio nos transmitem uma experiência marcada pela tecnologia, o mesmo se pode dizer do painel de instrumentos digital de 12 polegadas, que ganha ainda mais vida pela associação com um ecrã táctil de 10 polegadas que tem como grande responsabilidade as tarefas multimédia.
No banco de trás, os ocupantes também terão acesso a todo o tipo de informações em tempo real, tais como a pureza do ar no interior ou a prestação do motor, sendo que também poderão controlar o sistema "media", que está ligado a um sistema Focal Utopia de nove altifalantes de alta-fidelidade de 640W que torna este E-TENSE numa verdadeira sala de concertos.
Mas não é só o "look" exterior e o habitáculo que impressionam. Os números deste E-TENSE também são dignos de nota. Debaixo da sua imponente carroçaria (4,72 metros de comprimento e 1,29 m de altura) está um motor eléctrico capaz de produzir 402 cv de potência e 516 Nm de binário máximo. A DS reivindica uma autonomia de 360 km (em ciclo urbano) e 310 km (em ciclo misto), sendo que a velocidade máxima está fixada nos 250 km/h. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 4,5 segundos.
As baterias de iões de lítio (com 53 kWH) estão estrategicamente situadas sob o chassis do carro de forma a manter o centro de gravidade baixo e uma distribuição equilibrada sobre os eixos.
A experiência que a DS adquiriu no Mundial de Fórmula E (DS Virgin Racing) está bem vincada neste E-TENSE, que impressiona pelo desenho e pelas "performances". Resta saber de que forma este concept vai inspirar o futuro da marca francesa…