O futuro do Grupo BMW tem por base a ideia Vision Next 100, um programa lançado no centenário da marca de Munique, que apontou novos objectivos que passam pela inteligência artificial e na inovação a todos os níveis.
O
BMW Vision Next 100 Years mostrou a visão de Munique para um futuro a médio/longo prazo, anunciando propostas radicais no design e inovadoras na motorização eléctrica, condução autónoma e mobilidade personalizada, temas que ainda estão na fase inicial de uma discussão que olha para o futuro. Estas ideias não poderiam ficar condicionadas ao universo BMW, uma marca que também é um Grupo e que, como tal, pensa global para ter propostas criativas em todas as áreas. Por isso a Mini tinha que integrar este projecto.
O MINI VISION 100 só poderia ser uma proposta radical no campo da inovação da forma e do "lifestyling", que desde início marcaram uma marca que assumiu um carácter irreverente e disruptivo. "Every Mini is a Mini" (cada Mini é um Mini) é uma boa forma de abordar os "Next 100 Years" da marca britânica que faz parte do grupo germânico e o novo "concept car" mostra que a ideia está lá, mas a criatividade pode levar-nos muito longe.
Para além da forma, a personalização foi levada ao extremo com propostas facilmente ajustáveis a cada momento e à personalidade de cada condutor, para que "cada Mini seja um Mini". As novas tecnologias também fazem parte da proposta e passam pela conectividade, com APP’s para "car-sharing" e todas as novas propostas no campo digital que estão a mudar o mundo automóvel.
Tudo isto pode parecer um pouco de ficção científica, mas podem ter a certeza: é científico, mas está longe de ser ficção. O mundo está a mudar, mesmo no universo do luxo e requinte onde pontuam os Rolls Royce, os modelos mais aristocráticos do mundo automóvel. Basta olhar para o
Rolls Royce VISION NEXT 100.