O conceito de automóvel está constantemente a evoluir e se isso é verdade agora, será ainda mais evidente no futuro. Como tal, é necessário estar constantemente a criar novas soluções e a testar novos rumos. E foi precisamente isso que a BMW fez com o Vision M Next, um protótipo que antecipa o futuro da sua divisão de alto rendimento, a BMW M.
A marca de Munique reuniu a sua equipa de design e inovação e chegou a um modelo que não deixa ninguém indiferente. Haverá muito poucas críticas ao desenho deste momento, que até pode parecer um i8 com uma "roupagem" nova mas que é (mesmo) muito mais do que isso. Ainda assim, se fizermos o exercício de juntar o i8 com o mais recente M8, a comparação começa a fazer mais sentido.
A imagem fantástica é, tal como se pede neste tipo de propostas, muito futurista. As portas "asa de gaivota" são uma solução sempre muito bem recebida, bem como as arestas vincadas que fazem deste um superdesportivo exótico. Mas o melhor é que conseguimos ver neste Vision M Next vários elementos de automóveis icónicos da marca, tais como o BMW M1 ou o BMW Turbo Concept de 1972.
A BMW divide este concept em dois momentos distintos: ‘Ease’ e ‘Boost’. O primeiro está centrado no habitáculo, já que neste modo o condutor opta por recorrer ao modo autónomo para ser conduzido. O interior é minimalista e destaca-se pelo ecrã curvo em vidro e por um sistema de realidade aumentada que ‘projecta’ informações no asfalto. Mas as propostas "high-tech" começam logo no exterior, é que há um sistema de reconhecimento fácil que lhe abre a porta automaticamente.
Tudo dentro do habitáculo foi pensado para optimizar a sua habitabilidade e para manter o peso muito controlado. Reflexo disso são os bancos em espuma de memória que dispensam o uso de uma estrutura pesada.
A marca alemã olha para estas duas áreas da mesma forma, mas para nós, aquilo que mais salta à vista é o modo ‘Boost’. E para isso muito contribui o sistema híbrido que combina um motor a gasolina de quatro cilindros com um propulsor eléctrico. O resultado é uma potência combinada de 600 cv, uma velocidade máxima de 300 km/h e apenas 3 segundos no registo dos 0 aos 100 km/h.
Neste momento é impossível assumir se este protótipo alguma vez será produzido, mas uma coisa é certa, se o futuro do automóvel é assim, então podemos estar todos descansados.