Um protótipo virado para o "todo o terreno" dá as primeiras linhas do que será a revitalização 100% eléctrica de um dos modelos mais icónicos da Renault.
Chama-se 4EVER Trophy e é uma das estrelas do stand da marca do losango no salão automóvel de Paris, que esta segunda-feira abriu as portas ao público.
Na mente dos técnicos da Renault, na concepção deste protótipo, esteve também a celebração dos 25 anos do rali humanitário 4L Trophy.
Com um visual expressivo, a atirar para o mundo dos crossovers off-road, há várias ligações estéticas ao Renault 4L, como não poderia deixar de ser.
Percebe-se essa descendência na janela trapezoidal traseira e nos farolins, assim como na grelha horizontal e nos faróis estilizados Matrix LED.
A carroçaria desta espécie de buggy é pintada em Gun Metal Silver, com pormenores em magenta nos pára-choques, nas laterais e nas cintas de fixação.
A montagem do Renault 4EVER Trophy, que se destina ao segmento B-SUV, assenta na plataforma CMF-BEV, a mesma do futuro Renault 5 eléctrico.
Com os seus 4,16 metros de comprimentos, está longe das dimensões do seu antecessor, que mede apenas 3,66 metros.
A largura chega aos 1,95 metros e a altura aos 1,90, com a distância entre eixos a fixar-se nos 2,57 metros.
E nem vale a pena falar das rodas de 19 polegadas, nem dos pneus 255/55 R19, concebidos para incursões pelo meio da natureza.
A carroçaria é rodeada por amplos painéis de protecção que, no caso dos arcos das rodas, oferecem uma folga de 20 centímetros.
A parte inferior também foi reforçada para dar maior protecção à bateria instalada a meio do chassis.
Há elementos técnicos inovadores mas que, provavelmente, não chegarão ao modelo de produção.
Um deles é a integração de um compressor pneumático nas jantes para alterar, a partir do habitáculo, a pressão dos pneus de acordo em função do tipo de piso.
Também é duvidoso que a roda sobressalente, assente numa placa em fibra de carbono, assim como a pá na porta da bagageira cheguem à versão final.
A três anos do lançamento do Renault 4L eléctrico final, ainda é cedo para ter informações técnicas sobre as capacidades do motor ou da bateria.
Embora os números sejam hipotéticos, poderia equipar uma bateria de 40 a 50 kWh para uma potência em redor dos 100 kW.
Em 2025, logo se saberá como será o modelo definitivo deste Renault 4EVER que, curiosamente, se situará acima do Renault 5 totalmente eléctrico.
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