É uma berlina, um SUV ou um coupé? É difícil dar uma resposta directa quando encaramos o Renault Morphoz, protótipo que o Aquela Máquina teve a oportunidade de apreciar em ante-estreia, há duas semanas, no centro de estilo da Renault em Paris.
De linhas francamente futuristas, o concept car que iria ser revelado esta terça-feira no cancelado salão automóvel de Genebra, representa a visão de mobilidade eléctrica que o construtor gaulês idealizou para lá de 2025.
Dotado com sistemas de inteligência artificial e autonomia de nível 3, o Morphoz apoia-se na nóvel plataforma CMF-EV que irá sustentar a nova família de automóveis electrificados da Renault.
O que salta de imediato à vista neste protótipo é, sem dúvida, a sua capacidade para adaptar-se, física e tecnologicamente, às necessidades de condução, seja ao nível da potência e de autonomia, seja em termos de espaço para os ocupantes.
Em circulação urbana (City Mode), o protótipo apresenta-se com um comprimento de 4.400 mm e uma distância entre eixos de 2.730 mm, assim como uma largura de 2.000 mm e uma altura de 1.550 mm, apoiado numas jantes aerodinâmicas de 22 polegadas.
A equipá-lo está uma bateria de 40 kWh para dar força ao motor eléctrico de 100 kW (136 cv) e oferecer uma autonomia em redor dos 400 quilómetros, o que é mais do que suficiente para circular na cidade.
Em modo de viagem (Travel Mode), o Renault Morphoz "cresce" para 4.800 mm de comprimento e 2.930 mm de distância entre eixos.
Os benefícios parecem ser óbvios: além de oferecer mais espaço para todos os ocupantes, permite ainda integrar uma segunda bateria de 90 kWh para alargar a sua autonomia até 700 quilómetros e oferecer uma potência de 160 kW (218 cv).
E como funciona todo este sistema quando se pretende fazer uma viagem mais longa? Para a Renault, a questão é muito simples: basta parar numa "estação de substituição" para configurar o Morphoz no modo de viagem. De seguida, e numa questão de segundos, instala-se a segunda bateria sob o seu piso.
A Renault sublinhou, na pré-apresentação à imprensa, que o conceito patente neste SUV prevê um grupo óptico frontal específico em forma de C a toda a largura da carroçaria, que será também a assinatura da marca nos seus futuros modelos eléctricos.
Duas outras entradas de ar, bem salientes no capô, destinam-se a arrefecer os principais sistemas computacionais do Morphoz, agrupados em redor do motor eléctrico.
Se as linhas exteriores do Morphoz já entusiasmam, essa emoção prolonga-se dentro do habitáculo. Equipado com um volante futurista, ao melhor estilo dos bólides de Fórmula 1, integra no centro um ecrã digital de 10,2 polegadas onde são exibidas os principais dados de condução e de segurança.
Puro engano! Basta o condutor decidir que essa consola "abra", para dar lugar a um painel de instrumentos Living Screen com todas as informações de que necessita.
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