Foi uma das estreias no recente salão automóvel de Pequim: a Smart prepara-se para alargar a gama com a variante de produção do #5 Concept.
O SUV premium totalmente eléctrico foi revelado sob o novo lema Open Your Mind (Abre a Tua Mente) com que a construtora quer reafirmar-se no mundo automóvel.
Apontado ao lazer fora dos espaços urbanos, o protótipo assume-se com um desenho retrofuturista mas repleto de versatilidade como são exemplos a tracção integral e os pneus para o "todo o terreno".
E, para não se confundir com os crossovers compactos que abundam na estrada, ganha ainda protecções inferiores e uma barra de luz no tejadilho, sem esquecer o guincho integrado a dar-lhe o tom aventureiro.
A vida a bordo é definida pelo conforto e tecnologia num espaço generoso para cinco ocupantes, com os ecrãs OLED a proporcionarem acesso intuitivo a todas as funcionalidades do veículo.
Dispõe ainda duma coluna portátil de alta fidelidade com seis módulos de som, que pode ser combinada com o projector de vídeo integrado na frente do veículo, fazendo do exterior uma sala de cinema.
Em estreia está ainda o sistema Smart Pilot Assist 3.0, com o assistente virtual "alimentado" por inteligência artificial, e combinado com o LIDAR para uma condução mais segura e eficiente.
Não são avançados quaisquer dados sobre a motorização do Smart #5 Concept mas sempre é adiantado que o sistema eléctrico foi desenvolvido com uma arquitectura de 800 volts.
Anunciado está apenas a capacidade de 100 kWh da bateria para uma autonomia superior a 550 quilómetros e um tempo de espera de 15 minutos para carregar o acumulador de dez até 80%.
A estreia mundial do Smart #5 está planeada para o segundo semestre deste ano, sendo posteriormente divulgada a data de lançamento no mercado europeu.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?