Depois de publicar um "teaser" onde revelava o nome, a ABT lá acabou por apresentar ao mundo o seu mais recente projecto: a carinha Audi RS6-E. Tal como o "E" no nome sugere, esta preparadora alemã transformou a Audi RS6 num "míssil" electrificado com uma potência combinada de 1018 cv!
Importa agora perceber como toda esta "magia" acontece, sendo que a avaliar pelo sistema que a ABT criou, não é descabido pensar que os registos podiam ser ainda mais impressionantes. Mas vamos por partes. O bloco V8 de 4.0 litros foi modificado e passou a debitar 730 cv de potência. Já o motor eléctrico está instalado no túnel da transmissão e garante mais 288 cv de potência ao eixo traseiro. Contas feitas, este sistema híbrido da ABT debita uma potência combinada de 1.018 cv e 1.291 Nm de binário!
Esta é a parte simples da equação, mas a verdade é que este sistema é muito mais complexo do que isto. A potência não está sempre toda disponível. A ABT acrescentou um botão mágico – é mesmo assim que a preparadora lhe chama - que activa o motor eléctrico mas que só pode ser usado acima dos 100 km/h.
A ABT diz que a Audi RS6 não tinha como lidar com tanta potência desde o arranque. Isto faz com que o impressionante registo dos 0 aos 100 km/h resulte apenas do motor a combustão. Agora imagine que a potência estava sempre toda disponível? Estaríamos certamente a falar de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 3 segundos (já percebe quando no início dizemos que os registos podiam ser mais impressionantes?)!
Mas a complexidade desta "equação" não acaba aqui, é que este "boost" de electricidade só pode ser usado em curtos intervalos de tempo, 10 segundos, mais concretamente. Pense neste sistema como uma espécie de "nitro", mas neste caso não precisa de abastecer a garrafa. O sistema vai regenerando energia que fica armazenada nas baterias e pronta a ser enviada novamente para o motor eléctrico.
Mas apesar de tudo isto, e tendo em conta que estamos a falar de um automóvel com lugar para cinco ocupantes e com uma bagageira que garante um volume de carga de 565 litros, esta "super carrinha" é um verdadeiro foguete. Mas infelizmente há mais um problema. Estamos perante um protótipo único que não será comercializado.
A ABT quis simplesmente mostrar o que poderá ser o futuro do "tuning", recorrendo aos conhecimentos que tem vindo a recolher da sua participação na FIA Fórmula E, onde entra com o nome Audi Sport ABT Schaeffler Formula E Team. E a verdade é que criou uma solução inovadora. Não estamos seguros se será a solução mais prática para o dia-a-dia, mas que é diferente ninguém tem dúvidas.