A Volkswagen já tinha prometido: um compacto "eléctrico" por menos de 25 mil euros… na Alemanha, pelo menos, porque em Portugal deverá ser bem mais caro.
A promessa ganhou forma esta quarta-feira com a apresentação do ID. 2all: um citadino cujas formas são nitidamente inspiradas pelos Volkswagen Golf e Polo.
Infelizmente, se as linhas do protótipo já parecem quase definitivas às do modelo de produção, só chegará ao mercado europeu em 2025.
Longe vão as linhas do "quadrado" ID. Life face ao novo Volkswagen ID. 2all, com um preço que se quer imbatível face à concorrência mais directa.
Nestas contas não entra o Dacia Spring, apesar das suas excelentes valências para um citadino eléctrico, mas com uma filosofia muito mais espartana.
Basta destacar que a proposta do construtor alemão, construído sobre a plataforma MEB Entry vem equipado com um motor de 166 kW (226 cv).
A apoiá-lo está uma bateria de última geração com uma autonomia a rondar os 450 quilómetros mas sem a Volkswagen revelar a sua capacidade.
Conhecido é já o tempo de carregamento em corrente contínua: 20 minutos para carregar de dez a 80% a 125 kW, ou até 11 kW em corrente alternada.
O desempenho deverá ser bem positivo como indicam os sete segundos de que precisa para chegar aos 100 km/hora para uma velocidade máxima de 160 km/hora.
As linhas fluidas do ID. 2all, em perfeita ligação com o estilo da gama eléctrica da Volkswagen, é um corte radical com o desenho do ID. Life.
Para tal não terá sido alheia a nomeação de Thomas Schäfer como director executivo, e a entrada de Andreas Mindt para a direcção da divisão de design.
O resultado é um compacto com 4,05 metros de comprimento, por 1,81 de largura e 1,53 de altura, assente em jantes de 20 polegadas.
A distância entre eixos fixa-se nos 2,60 metros enquanto a capacidade da bagageira varia dos 490 aos 1.330 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A ligação ao Volkswagen Golf de primeira geração está presente na forma do pilar C, e que será comum nos futuros "eléctricos" da marca.
O interior segue o ambiente minimalista que distingue a família ID mas à frente os visores são bem maiores do que os montados nos actuais modelos da gama.
O painel de instrumentos apresenta-se com uma diagonal de 10,9 polegadas enquanto a do ecrã táctil de infoentretenimento chega às 12,9 polegadas.
As versões mais equipadas irão contar ainda com um visor head-up com dados essenciais à condução.
E, no que à segurança activa e apoio ao condutor diz respeito, irá contar com o sistema de condução semi-autónoma Travel Assist e faróis IQ. Light.
O ID. 2all faz parte da dezena de novidades eléctricas que a Volkswagen irá lançar até 2026.
O tiro de partida desse grupo de modelos foi dado pelo renovado ID.3, seguido da versão longa da "pão de forma" ID. Buzz e da berlina ID.7.
Entretanto, na conferência anual da marca, Thomas Schäfer enumerou cinco lançamentos para o corrente ano.
Previstos para antes do Verão estão o reestilizado Touareg e a já referida ID. Buzz com mais 25 centímetros de distância entre eixos.
No Outono chegam as novas gerações do Passat e do Tiguan, acompanhados pelo renovado T-Cross.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?