Nada como celebrar os 75 anos da Porsche do que com uma edição única que presta tributo ao lendário 356.
O Vision 357 recupera, de maneira feliz, as linhas estilizadas do roadster nesta viagem ao passado.
Construído sobre a mesma plataforma do Porsche 718 Cayman GT4 RS, este exercício de estilo está longe de ser nostálgico.
Pelo contrário, o protótipo revela a evolução dos códigos estéticos que irão definir os futuros super desportivos da insígnia de Estugarda.
A aerodinâmica foi central no desenho do protótipo, a começar pelas jantes de 20 polegadas em magnésio, e pela linha arredondada do tejadilho.
A dianteira mantém-se clássica, saltando à vista o divisor de competição e os faróis redondos quase invisíveis.
O pára-brisas recupera a forma curva que distinguia o Porsche 356, com os pilares A pintados a preto.
A traseira, com os farolins escondidos, é marcada por um difusor massivo com duas saídas de escape redondas e uma grelha que evoca o clássico roadster.
Novidade é o uso de plástico reforçado com fibras naturais no divisor, nas saias laterais e no difusor, para reduzir o peso total do carro.
Os retrovisores com câmaras são muito planos enquanto os puxadores das portas estão escondidos nos vidros laterais.
"O protótipo é uma tentativa de combinar o passado, o presente e o futuro com coerência", explica Michael Mauer, vice-presidente da divisão de estilo da marca.
"Apresenta umas proporções que recordam o seu arquétipo histórico, e detalhes que visualizam as perspectivas para o futuro".
A alimentar o bólide está o mesmo bloco boxer de 4.0 litros e seis cilindros do 718 Cayman GT4 RS, com 500 cv de potência e 449 de binário máximos.
Infelizmente, sendo um projecto de estilo, o Porsche Vision 357 nunca chegar à linha de produção.
O protótipo está em destaque na exposição 75 Anos de Desportivos da Porsche, no fórum Drive do grupo Volkswagen em Berlim.
O evento abriu este fim de semana e estará patente ao público até 10 de Setembro.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?