Há um novo protótipo da Mazda para animar os espíritos dos adeptos dos pequenos desportivos.
É o mais recente Vision Concept da marca, onde se poderão encontrar as primeiras pistas para a transformação radical do clássico MX-5 num "eléctrico".
O concept car é mostrado numa altura em que o construtor japonês reforça o seu foco na electrificação até ao final da presente década.
É apenas uma apresentação virtual mas há vários elementos que atiram para um futuro Miata totalmente eléctrico.
Muito aerodinâmico e bem colado ao solo, destacam-se neste desportivom com as proporções certas o capô longo, a terminar numa grelha iluminada.
Os faróis LED, muito minimalistas, parecem ser escamoteáveis, a relembrar as primeiras gerações do MX-5.
A traseira é realçada pelos farolins duplos e pelas cavas das rodas muito pronunciadas, assim como pelas portas "asa de gaivota".
Embora a próxima geração do MX-5 venha a ter um motor a combustão, como a marca já deu a entender, este protótipo parece concebido para acolher um sistema motriz electrificado.
Em paralelo à revelação do Vision Study, a Mazda actualizou a sua estratégia para 2030.
Até ao final da década, espera que 40% das vendas sejam de modelos 100% eléctricos quando antes as suas previsões apontavam para 25%.
Dividida em três fases, a estratégia de electrificação até 2024 será focalizado no desenvolvimento, definindo 2025 a 2027 como o período de transição.
Durante esses três anos será introduzido um novo sistema motriz híbridos, acompanhado do lançamento de novos modelos 100% eléctricos.
A terceira fase do plano, de 2028 a 2030, incluirá uma série de lançamentos de propostas totalmente electrificadas a nível global.
A Mazda apoiará a transição para a electrificação através de parcerias em diferentes áreas.
A construtora nipónica anunciou mesmo uma parceria para o desenvolvimento e produção de motores eléctricos altamente eficientes.
Até 2035, espera que todas as suas fábricas sejam neutras em carbono, para, em 2050, ser uma empresa completamente livre de emissões poluentes.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?