A BMW apresentou, por fim, o Vision iNEXT, o protótipo que nos apresenta a linguagem de estilo da próxima ofensiva da marca de Munique, nomeadamente dos seus automóveis eléctricos, a começar pelo próximo i3 e pelo cada vez mais iminente iX3.
Tal como se esperava, o Vision iNEXT é um SUV de proporções semelhantes às de um BMW X5, mas conta com um desenho totalmente novo e revolucionário, onde se destacam apontamentos como o "duplo rim" dianteiro de grandes dimensões e com uma moldura de LED’s, a ausência de espelhos retrovisores, ausência de pilar central e claro, um tejadilho em vidro que começa onde o pára-brisas acaba.
A BMW também operou uma revolução no interior, já que este protótipo tem um habitáculo minimalista marcado pelas linhas suaves, pelos acabamentos em madeira e por dois ecrãs digitais que dão origem a um "display" panorâmico que ocupa quase toda a consola central.
O habitáculo foi inspirado num salão e isso não é inocente. É que uma vez que se trata de um automóvel equipado com um sistema de condução autónoma de nível 4, a BMW quis tornar este interior o mais confortável possível, afinal na maioria das vezes será o automóvel a assumir as funções de condução.
Mas além deste protótipo apresentar uma nova linguagem de estilo da marca de Munique, também estará na base de um futuro modelo de produção, uma variante totalmente eléctrica do BMW X5 que deverá chegar ao mercado em 2021.
Até lá muita coisa pode mudar, mas a BMW está a desenvolver um "pack" de baterias para este modelo que vai variar entre os 60 e os 120 kWh e que terá uma autonomia entre 450 e 700 quilómetros. Ao que tudo indica, haverá três versões disponíveis: uma de 134 cv, que servirá de entrada de gama, outra com 443 cv e uma com quase 800 cv, que terá três motores eléctricos e será totalmente focada nas "performances".