
















A Mercedes acaba de apresentar em Copenhaga, na Dinamarca, um protótipo que traduz a sua visão para o futuro da mobilidade do dia-a-dia. Denominado Mercedes Vision URBANETIC, este concept foi pensado e desenvolvido quer para um uso profissional quer para transportar pessoas.
Desenhado para se adaptar às necessidades do meio onde se encontra, o Vision URBANETIC está equipado com um sistema de condução totalmente autónomo que dispensa a presença de condutor e está disponível com dois tipos de módulos: "Cargo Flex Floor" e "People-Mover".
Os nomes de cada módulo falam por sim, porém, importa dizer que o primeiro foi pensado para uma utilização profissional, com capacidade para transportar até dez paletes, e para o transporte de passageiros, com o habitáculo a dividir-se em três zonas distintas capazes de acomodar até 12 pessoas.
Revestido a madeira e a couro, o habitáculo deste protótipo parece o "lobby" de um confortável hotel e a enorme superfície de vidro faz com que durante o dia haja sempre luz natural a bordo.
Com um comprimento de 5,14 metros, o Vision URBANETIC tem um "look" futurista e está "recheado" de tecnologia. O tejadilho, por exemplo, conta com uma enorme tela de 360 graus que mostra aos passageiros informação relevante sobre o trajecto ou a forma mais rápida de chegar ao seu destino.
A visão dos engenheiros da Mercedes-Benz Vans acabou por resultar numa plataforma com rodas na qual se podem montar os dois tipos de módulos disponíveis.
A Mercedes garante que este futuro representa uma realidade para lá do ano de 2030, pelo que não falou das motorizações a usar por este modelo. Mas uma coisa é certa, este é um concept totalmente eléctrico e que se encaixa na perfeição com a visão de mobilidade sustentável da marca de Estugarda.