
















É a enésima variação do Abarth 695, agora como Tributo 131 Rally, mas talvez esta variante vá ao encontro dos mais entusiastas pelos carros que marcaram os ralis dos anos 80.
A série especial celebra os 40 anos da última corrida oficial em que participou o inesquecível Abarth 131 Rally, estreado em 1976 no Grupo 4.
No currículo estão seis presenças em mundiais de rali e 18 vitórias, a que se somam três campeonatos de construtores, dois títulos FIA Cup para Markku Alén e o título de campeão mundial para Walter Röhrl.
Limitada a 695 unidades em todo o mundo, o Abarth 695 Tributo 131 Rally é uma autêntica concentração de tecnologia, apoiada nos valores fundadores da marca: desempenho e estilo.
Ao nível do motor, não há qualquer alteração: mantém-se o bloco 1.4 T-jet de 180 cv e 250 Nm, para uma velocidade máxima de 225 km/hora e 6,7 segundos para acelerar dos zero aos 100 km/hora.
Ambos os eixos contam com amortecedores Koni FSD e um sistema de travagem dedicado, com discos de travão ventilados de 305 mm à frente, com pinças de alumínio Brembo de 4 pistões, e de 240 mm atrás.
Completam o equipamento as jantes em liga leve de 17 polegadas em preto com acabamento adiamantado, e o sistema de escape Record Monza Sovrapposto com as quatro ponteiras sobrepostas na vertical.
Imperdível é o Spoiler ad Assetto Variabile, regulável em 12 posições com inclinações de 0° a 60° para melhorar a estabilidade e proporcionar maior reactividade em estradas cheias de curvas.
No ângulo máximo de 60° e a uma velocidade de 200 km/h, a asa traseira aumenta a carga aerodinâmica até 42 quilos.
Edição especial como é, o Abarth 695 Tributo 131 Rally é o primeiro modelo da marca do escorpião a ter easter eggs, pequenas brincadeiras de estilo escondidas no desportivo para surpreender o condutor.
A silhueta do Abarth 131 Rally original, por exemplo, está gravada na parte inferior das portas, no tabliê em Alcantara e nos apoios de cabeça dos novos bancos.
Especificamente para esta série limitada, as pinturas Blue Rally e Record Grey são embelezadas pelo tejadilho e pelos pilares em Scorpion Black.
O espírito desportivo a bordo é reflectido nos bancos Sabelt em tecido com pespontos e inserções a azul, inspirados no histórico carro de ralis.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?