Quatro anos passados sobre o lançamento da quinta geração do Renault Clio, o compacto recebe uma bem-vinda revitalização para se pôr a par dos seus rivais.
Mais vistoso por dentro e por fora, e com tecnologias actualizadas, o compacto segue a filosofia estética dos mais recentes modelos da marca.
A principal estrela está na motorização 100% híbrida, a que se somam opções a gasolina, diesel e GPL, e a estreia da nova linha Esprit Alpine.
Não se tratam de pequenos retoques: o hatchback recebe uma frente totalmente redesenhada com um novo pára-choques e uma grelha mais larga.
Já os faróis LED mais afilados ligam-no de forma eficaz à estética dos novos Renault Austral e Espace.
As luzes diurnas em forma de losango, alinhadas nas laterais do pára-choques, estreiam a nova assinatura luminosa da marca.
Os níveis de equipamento Techno e Esprit Alpine incluem ainda um deflector por baixo da grelha, inspirado no universo dos desportos motorizados.
A traseira apresenta-se com um visual mais convencional, mesmo com o pára-choques renovado com as saídas aerodinâmicas nas laterais.
Os farolins mantêm o mesmo visual mas, tapados por uma capa transparente, ganham funções diferentes enquanto à escolha estão seis difusores segundo os níveis de equipamento.
Mesmo com estas mudanças, as medidas do novo Clio são quase idênticas: são 4,05 metros de comprimento por, 1,99 de largura e 1,44 mm de altura.
O compacto está disponível em sete cores exteriores e até seis jogos de jantes até 17 polegadas, de acordo com o equipamento. E, para as versões Techno e Esprit Alpine, são ainda propostas antenas do tipo "barbatana de tubarão".
O interior mantém um desenho semelhante ao do anterior Clio, embora mais sustentável com o uso de fibras orgânicas e poliéster nos revestimentos.
Os assentos remodelados asseguram bom conforto e ergonomia, com a versão Esprit Alpine a ganhar bancos dianteiros desportivos com melhor apoio lateral.
O painel de instrumentação digital varia entre as sete e as dez polegadas, de acordo com o nível de equipamento. O ecrã de infoentretenimento, de sete ou 9,3 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
O sistema Easy Link da Renault está combinado com as configurações MultiSense e os 20 sistemas de assistência ao condutor que pode incluir.
Os principais compreendem Active Drive Assist, câmara de 360° e travagem activa de emergência com detecção de ciclistas e peões.
O sistema combina cruise control adaptativo, stop & go e manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução semi-autónoma de nível 2.
São inúmeros dos detalhes por fora e por dentro do nível Esprit Alpine, que se assume como o topo de gama da linha.
A grelha dianteira, estampada a quente, varia entre o escuro no centro e o cromado brilhante junto às molduras exteriores.
Uma linha preta brilhante liga ambos os faróis enquanto o logótipo reformulado tem acabamento exclusivo Ice Black em alumínio escovado Ice Black.
A lâmina frontal, as embaladeiras laterais e o difusor traseiro são pintados em cinzento Schiste Mate.
A completar o conjunto estão jantes de 17 polegadas em alumínio pintadas de preto e envernizadas em cinzento fumado.
O interior distingue-se por bancos específicos à frente com maior apoio lateral e decorados a preceito para este nível de equipamento.
O volante possui costuras duplas em vermelho, branco e azul, com o tabliê a exibir a bandeira francesa, sendo os pedais em alumínio.
As motorizações que equipam o renovado Renault Clio foram devidamente actualizadas, tendo como evidente destaque a variante 100% híbrida.
O E-Tech Full Hybrid de 145 cv equipa dois propulsores eléctricos, de 36 kW (49 cv) e de 18 kW (24 cv), com este último a actuar como motor de arranque/gerador.
Ambos são combinados com um bloco turbo de 1.6 litros e quatro cilindros com 69 kW (94 cv), uma caixa inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh.
A transmissão automática do motor de combustão interna tem quatro relações, a que se somam mais duas para o propulsor eléctrico principal.
À gama soma-se o motor turbo TCe 100 GPL de três cilindros, com 100 cv e 170 Nm, para uma autonomia superior a 1.000 quilómetros.
Outra opção motriz é o turbo 1.0 TCe 90 de três cilindros turbo, com 90 cv e 160 Nm.
E, para quem julgava que o diesel tinha desaparecido da gama, desiluda-se porque o Clio renovado ganha o bloco Blue dCi 100 com 100 cv e 260 Nm.
Estas três últimas versões são propostas de série com uma transmissão manual de seis velocidades.
Sem preços anunciados, o renovado Renault Clio deverá chegar aos concessionários nacionais no final do Verão.
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