
















Dois anos passados sobre a estreia do protótipo no salão de electrónica de consumo (CES), a Sony Honda Mobility regressa a Las Vegas para estrear o novíssimo "eléctrico" Afeela 1 nascido desta parceria.
As reservas abriram esta semana nos Estados Unidos mas as primeiras críticas apontam já para o elevado preço com que a berlina coupé é proposta naquele país face a uma autonomia perto dos 500 quilómetros.
O acabamento Origin, que só chega em 2027, arranca nos 89.900 dólares (cerca de 86 mil euros), enquanto o topo de gama Signature chega um ano antes por 102.900 dólares (cerca de 99 mil euros).
Os preços são bem superiores aos praticados pela Tesla mas com a benesse de dar acesso "gratuito" a várias tecnologias opcionais durante três anos.
Entre as soluções propostas está a condução "inteligente", assim como uma selecção de conteúdos imersivos, complementada pelo assistente pessoal Afeela.
São mínimas as diferenças estilísticas entre este Afeela 1 estreado no CES 2025 e o protótipo levado ao salão tecnológico há dois anos pela insígnia japonesa
A berlina coupé mede 4,92 metros de comprimento por 1,90 de largura e 1,46 de altura, com os dois eixos separados por uma distância de três metros.
As linhas são esguias e elegantes, como se quer num Gran Tourer, apostando num baixo coeficiente aerodinâmico para esticar ao máximo a autonomia.
A dianteira muito baixa é marcada por faróis afilados, ligados por uma barra luminosa de comunicação (media bar) capaz de interagir com os peões.
Assinala-se ainda o tejadilho panorâmico a descer sobre a traseira, e os farolins ligados por uma barra luminosa, destacando-se ainda as jantes de 19 e de 21 polegadas segundo a versão em causa.
O ambiente a bordo é tecnológico quanto baste para "mimar" ao melhor nível os ocupantes, e nem seria de esperar outra coisa face aos nomes dos parceiros envolvidos.
A enorme tela que junta a instrumentação e o infoentretenimento estende-se a toda a largura do tabliê mas é o volante yoke "roubado" ao Afeela Concept a destacar-se no posto de condução.
Na consola central distingue-se um comando giratório para um acesso mais directo aos menus multimédia enquanto atrás os ocupantes têm direito a ecrãs individuais nos encostos dos bancos dianteiros.
E, a apoiar o condutor está uma sofisticada condução semi-autónoma de nível 2, apoiada em 40 câmaras e sensores de todos os tipos, com evidente destaque para os três LiDAR na frente do tejadilho.
De fora não podem ficar os dados referentes ao sistema motriz do Afeela 1: são dois motores de 180 kW (245 cv) a assegurarem uma potência combinada às quatro rodas em redor dos 360 kW (490 cv).
De fora ficam as acelerações dos zero aos 100 km/hora assim como a velocidade ponta, sabendo-se apenas que a bateria de iões de lítio de 91 kWh deverá assegurar até 500 quilómetros de autonomia.
O carregamento rápido em corrente contínua faz-se a 150 kW mas boa notícia é a parceria feita com a Tesla para aceder à sua rede de carregadores SuperCharger.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?