A Ferrari acaba de apresentar o novo Ferrari 488 Pista, a versão mais radical e potente do 488 GTB. Tal como lhe dissemos ontem, quando as primeiras imagens "fugiram" para a net, a grande novidade é o nome, já que todos os rumores indicavam que este "Cavallino Rampante" se iria chamar 488 GTO. Porém, a marca de Maranello resolveu trocar as voltas a toda a gente e baptizou o sucessor do Ferrari 360 Challenge Stradale, do 430 Scuderia e do 458 Speciale com o nome "Pista", que segundo a fabricante italiana é "uma homenagem directa à tradição sem precedentes da Ferrari na competição".
Por tudo isto é escusado dizer que este Ferrari é uma máquina verdadeiramente radical. Graças aos vários elementos em fibra de carbono os engenheiros da Ferrari conseguiram "cortar" 90 quilos de peso face ao 488 "normal", deixando este 488 Pista com um peso seco de 1.280 quilos.
O baixo peso juntamente com o motor V8 biturbo de 3.9 litros de 720 cv de potência e 770 Nm de binário máximo permitem que este 488 Pista passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.85 segundos, sendo que em apenas 7,6 segundos passa dos 0 aos 200 km/h. A velocidade máxima está fixada nos 340 km/h.
Além de garantirem um melhor fluxo aerodinâmico, estas alterações deixam o 488 Pista com um "look" mais agressivo, sendo que as tradicionais listas ao longo da carroçaria continuam a marcar presença. Avançando para o interior, destaca-se o uso de alcantara e de fibra de carbono, sendo que no "tablier" surge a inscrição "488 Pista" para nos lembrar que estamos num modelo especial.
Por baixo da carroçaria, e como não poderia deixar de ser, este 488 Pista está recheado da mais recente tecnologia da marca italiana. Destaca-se o sistema "Side-Slip Angle Control 6" que permite controlar os "drifts" em curva e que agora está associado ao E-Diff3, F1-Trac e suspensão de ajuste magnetorelógico. Mas a maior novidade neste campo é o Ferrari Dynamic Enhancer (FDE), um sistema que ajusta a pressão das pastilhas do travão nos discos.
A primeira aparição pública estará marcada para o próximo dia 6 de Março, no Salão Automóvel de Genebra.