
















Três anos depois do anúncio a Rolls-Royce apresentou finalmente o Cullinan, o primeiro SUV da marca e um dos modelos mais importantes da sua história. A marca britânica que pertence ao grupo BMW descreve-o como um "carro elevado, 'off-road' e que torna pela primeira vez realidade a ideia da viagem todo-o-terreno de luxo".
Usa a mesma plataforma em alumínio estreada no último Phantom e conta com uma sofisticada suspensão que se nivela automaticamente para criar a sensação de "Magic Carpet Ride", mesmo nos terrenos mais sinuosos. A ideia é que independentemente do terreno o Cullinan continue a oferecer o conforto e a tranquilidade que se espera de um modelo com a icónica estatueta "Spirit of Ecstasy" na dianteira.
Equipado com um bloco V12 biturbo de 6,75 litros que produz 571 cv de potência e 850 Nm de binário (logo às 1.600 rpm), o Cullinan é capaz de acelerar até aos 250 km/h, um limite electrónico definido pela própria marca, que não divulgou quanto segundos são precisos para que este "monstro" de 2,6 toneladas passe dos 0 aos 100 km/h.
A forma até pode ser nova mas a verdade é que poucos terão estranhado a imagem deste SUV, afinal conta com elementos que nos remetem de imediato para o ADN da marca britânica, basta ver as famosas porta "suicida". E isso é bom. Tem 5,341 metros de comprimento, 2,164 metros de largura e 1,835 metros de altura. A distância entre eixos é de 3,295 metros. Se o compararmos com o Bentley Bentayga, o seu maior rival, o Cullinan é 20 cm mais comprido, 16,6 cm mais largo e tem uma distância entre eixos 30,3 cm superior.
Escusado será dizer que com estas medidas este Cullinan terá uma enorme presença em estrada. E isso tem implicações no habitáculo, que pode ser configurado de duas formas distintas: "Lounge Seats", que garante um banco corrido na traseira, e "Individual Seats", que monta dos bancos individuas na traseira que mais parecem duas poltronas.
Tal como acontece com o novo Phantom, este Cullinan conta com vários quilos de isolamento para fazer do habitáculo um local silencioso e com a temperatura ideal, mesmo quando o portão da bagageira se encontra aberto. Há ligação Wi-Fi a bordo, um enorme ecrã central que serve de terminal para todos os sistemas de informação e entretenimento, head-up display, sistema de som premium e pele da mais elevada qualidade, sendo que não falta o tradicional relógio analógico no "tablier" e um sistema de câmaras que mostram tudo o que rodeia este automóvel.
O Cullinan conta ainda com as mais recentes inovações tecnológicas e sistemas de segurança disponíveis no catálogo da marca, mas há uma funcionalidade que se destaca. É que basta aproximar-se dele para que a suspensão automaticamente desça 4 cm. A ideia é facilitar o acesso ao habitáculo.
Ainda não são conhecidos os preços para o nosso país, mas tendo em conta que no Reino Unido o Cullinan vai começar quase nos 300 mil euros, será de esperar que a nossa fiscalidade o empurre para lá da barreira dos 450 mil… e isto antes de olhar para a longa e apetecível lista de opcionais!