A linha Tonale da Alfa Romeo está finalmente completa com a entrada em cena do topo de gama Plug-In Hybrid Q4.
Já disponível para encomenda no nosso país, a série Edizione Speciale arranca nos 51.799 euros, enquanto a variante Veloce parte dos 56.299 euros.
Só mais tarde chegará a versão Ti mas ainda sem preços definidos para o nosso país.
É a mais recente adição à gama Tonale da Alfa Romeo: a variante Plug-In Hybrid Q4 quer redefinir a eficiência desportiva no mundo dos crossovers.
O topo de gama com tracção integral abre um novo capítulo na metamorfose da marca, ao combinar a máxima eficiência com a electromobilidade.
O bloco turbo tetra cilíndrico de 1.3 litros debita 180 cv e 270 Nm, passados às rodas dianteiras através de uma caixa automática de seis relações.
No eixo traseiro está um propulsor eléctrico, a passar os 90 kW (122 cv) e 250 Nm às rodas através de uma engrenagem directa ao diferencial.
O sistema híbrido 4x4 não tem qualquer ligação física entre os propulsores térmico e eléctrico.
Coordena-os antes de uma forma puramente "virtual" através de sistemas electrónicos, para oferecer uma potência combinada de 280 cv.
Ágil e ligeiro, chega aos 100 km/hora em apenas 6,2 segundos para uma velocidade de ponta de 206 km/hora.
A bateria de 15,5 kWh assegura uma autonomia em modo 100% eléctrico até 60 quilómetros, que sobe para os 80 em circulação urbana.
O selector Alfa DNA define os modos de condução, com o Dynamic a tirar o melhor partido de desempenho do crossover.
O acelerador, com uma afinação especial assim como a transmissão e o controlo de estabilidade, dá uma resposta mais directa da direcção.
O modo Natural define a propulsão híbrida para a tracção integral e optimiza o desempenho.
A selecção Advance Efficiency está, como o nome indica, afinada para tirar a máxima eficiência energética na condução 100% eléctrica.
O interior do Tonale Plug-In Hybrid Q4, excepto pelas diferenças decorativas, é semelhante ao resto da gama.
As principais diferenças estão mesmo nos menus específicos para esta versão, como as funções para controlar a autonomia ou a recarga da bateria.
Na série de lançamento Edizione Speciale, estão incluídos vários elementos estéticos e funcionalidades tecnológicas distintos.
Inserções em titânio na carroçaria, jantes em liga leve de 20 polegadas e pinças de travão Brembo vermelhas relevam o exterior do crossover.
A ele juntam-se ainda emblemas especiais nos guarda-lamas com o logótipo Tonale em preto.
Dentro do habitáculo são realçadas as patilhas em alumínio no volante para mudanças mais rápidas nas engrenagens.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?