Abertas as encomendas para o Edizione Speciale, apresentado em Março no nosso país, o Alfa Romeo Tonale viu a gama de motorizações ser alargada… e já há preços para todas as variantes.
Além das propostas mild hybrid, com um bloco de 1.5 litros e tecnologia de 48 volt, para potências de 130 e 160 cv, é proposto um motor turbodiesel de 1.6 litros com 130 cv de potência.
As três motorizações distribuem-se por mais quatro níveis de equipamento – Super, Sprint, Ti e Veloce –, para além da citada Edizione Speciale.
Apresentado como a metamorfose da insígnia italiana, o crossover situado logo abaixo do Stelvio tem 4,53 metros de comprimento por 1,84 de largura e 1,60 metros de altura.
À frente, percebe-se uma nova grelha "flutuante", com a área inferior dividida por duas entradas de ar no pára-choques para formar o famoso "trilobo" que caracteriza os modelos da Alfa Romeo.
Atrás, distingue-se a toda a largura da porta da bagageira uma barra luminosa a unir os farolins, apenas "interrompida" pelo símbolo da marca.
As linhas exteriores dão corpo a uma postura musculada, bem apoiada por jantes em liga leve que podem ir das 17 às 20 polegadas.
O interior une o passado da insígnia italiana mas com uma estética francamente moderna, com o painel de instrumentos "telescópico" de 12,3 polegadas bem focado no condutor.
Já o ecrã táctil multimédia de 10,25 polegadas, com widgets semelhantes aos dos telemóveis, admite conectividade 4G e actualizações por via remota.
Os sistemas de segurança activa e de apoio ao condutor acompanham tecnologicamente os seus principais concorrentes, com realce para a condução semi-autónoma de nível 2.
O ambiente desportivo é transmitido pelos acabamentos em alumínio, a destacarem-se nos revestimentos em pele e Alcantara.
Montado sobre a mesma plataforma do Jeep Compass, o Tonale conta com acertos específicos no chassis, direcção e suspensão.
As versões puramente híbridas contam com um bloco turbo de 1.5 litros e quatro cilindros, combinado com um sistema de 48 volt e dois motores eléctricos.
O primeiro é um motor-gerador ligado por correia ao motor térmico, em substituição do tradicional motor de arranque.
O segundo, com 15 kW (20 cv) de potência e 55 Nm de binário, está integrado na caixa automática de dupla embraiagem com sete relações.
A entrada na gama faz-se com a versão a gasolina de 130 cv e 240 Nm, com a variante de 160 cv e 240 Nm a beneficiar de um turbo de geometria variável, que é uma estreia num modelo do grupo Stellantis.
A gama é complementada pelo conhecido bloco diesel de 1.6 litros, com 130 cv e 320 Nm com o híbrido plug-in de 275 cv e tracção integral a chegar ao mercado numa fase posterior.
A bateria de 15,5 kWh assegura uma autonomia em modo 100% eléctrico até 60 quilómetros, que sobe para os 80 em circulação urbana.
Versão | Potência | Preço |
1.5 Hybrid Super | 130 cv | 37.850 euros |
1.6 Diesel Super | 130 cv | 41.965 euros |
1.5 Hybrid Sprint | 130 cv | 40.350 euros |
1.6 Diesel Sprint | 130 cv | 44.465 euros |
1.5 Hybrid Ti | 160 cv | 44.850 euros |
1.6 Diesel Ti | 130 cv | 46.965 euros |
1.5 Hybrid Veloce | 160 cv | 47.350 euros |
1.5 Hybrid Edizione Speciale | 130 cv | 39.000 euros |
1.5 Hybrid Edizione Speciale | 160 cv | 41.000 euros |
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