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Já está na rua o mais recente "eléctrico" da BMW: o i5 é a estrela da oitava geração do Série 5.
Com chegada prevista aos concessionários nacionais no primeiro trimestre de 2024, a entrada na gama faz-se com o BMW i5 eDrive40 de 250 kW (340 cv).
Soma-se o desportivíssimo BMW i5 M60 xDrive de 442 kW (601 cv), com ambos a já terem preços definidos para o nosso país.
Sendo uma das gamas mais importantes para a BMW, não é surpresa nenhuma que a oitava geração do Série 5 tenha sido alvo de uma profunda renovação.
Às versões a gasolina e a gasóleo mild hybrid de 48 volt, somam-se as variantes híbridas plug-in e as totalmente eléctricas.
Em relação à anterior geração, a berlina cresce em todas as cotas, ultrapassando os cinco metros de comprimento.
A distância entre eixos chega quase aos três metros, com a bagageira a chegar aos 520 litros mas as versões eléctricas têm menos 30 litros de capacidade.
O visual muito trabalhado revela-se à frente nos faróis LED e na grelha "tradicional", a que é dada a opção de ser iluminada.
Os puxadores das portas passam a estar alinhados com a carroçaria enquanto na traseira os farolins mais finos são unidos por uma barra cromada.
A suportar a berlina estão jantes de 18 e 19 polegadas ,que podem ser substituídas opcionalmente por um jogo de 21 polegadas.
Se por fora é notória a evolução estética, a bordo as diferenças seguem a mesma linha das propostas mais recentes da marca de Munique.
O interior foi desenhado em redor do Curved Display, a juntar a instrumentação e o infoentretenimento num painel com mais de 27 polegadas.
A separar os lugares dianteiros está uma consola central com vários comandos físicos, onde se mantém a alavanca selectora das marchas e um novo iDrive.
Soma-se o visor head-up com realidade aumentada, e a estreia dos jogos de vídeo a bordo graças à tecnologia Air Console.
Face ao BMW Série 7, ganha apoios à condução mais evoluídos, como o assistente de mudança de faixa.
É o próprio veículo a "solicitar" autorização para mudar de via ou ultrapassar, com o condutor a confirmar com um simples olhar para o retrovisor lateral.
Nesta primeira fase de lançamento, o novo Série 5 contará com três motorizações.
Será um bloco turbo de 2.0 litros com sistema mild hybrid de 48 volt, associado a uma caixa automática de oito relações.
A entrada na gama faz-se com o BMW 520i a gasolina com 208 cv e 330 Nm combinados.
No diesel, seguem-se o 520d de 197 cv e 400 Nm, e o 520d xDrive com a mesma potência e binário mas com tracção integral.
Na próxima Primavera chegarão duas novas mecânicas híbridas plug-in a gasolina, a que se junta uma diesel de seis cilindros.
Sem dúvida que as estrelas da gama são as variantes eléctricas i5 eDrive40 e i5 M60 xDrive.
Apenas com um motor eléctrico a dar tracção traseira, a primeira oferece 430 Nm e 250 kW (340 cv) de potência máxima quando activado o My Mode Sport.
Em termos de desempenho, cumpre os zero aos 100 km/hora em seis segundos para uma velocidade máxima de 193 km/hora.
O propulsor é alimentado por uma bateria de 81,2 kWh recarregável a 205 kW, para uma autonomia até 580 quilómetros.
Dois motores eléctricos dão alma ao i5 M60 xDrive com os seus 442 kW (601 cv em My Mode Sport) e 795 Nm.
Tal poder de fogo é exemplar nos 3,8 segundos que demora a chegar aos 100 km/hora, com a velocidade de ponta a atingir os 230 km/hora.
Suportado pela mesma bateria, a autonomia sofre uma forte redução para cerca de 515 quilómetros com uma única carga.
A BMW oferece ainda vários pacotes opcionais para melhorar as qualidades dinâmicas do chassis como a suspensão adaptativa.
As diferentes versões do Série 5 começam a chegar aos concessionários nacionais em Outubro e já estão definidos os preços.
Versão | Preço |
520i | Desde 62.500 euros |
520d | Desde 65.674 euros |
520d xDrive | Desde 68.250 euros |
i5 eDrive40 | Desde 77.000 euros |
i5 M60 xDrive | Desde 116.500 euros |
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