A oitava geração do Audi A6 está a chegar ao mercado nacional e, se para a marca de Ingolstadt tudo começou em 1968 com o Audi 100 (que não foi vendido no nosso país), o sucesso deste modelo em Portugal é mais recente...
DESIGN. Começando pela forma, podemos dizer que, sem fugir muito ao seu estilo (a Audi é avessa a revoluções), a marca de Ingolstadt conseguiu marcar algumas diferenças que sublinham uma imagem mais dinâmica, seja com as linhas da grelha dianteira e do spoiler anterior, seja com as cavas da rodas alargadas que permitem a montagem de pneus que podem chegar às 19 polegadas.
Em termos de dimensões, tanto o novo quatro portas como a carrinha medem 4,93 metros de comprimento e 1,89 metros de largura. Apenas a altura é diferente: a Avant é um centímetro mais alta. A bagageira é habitualmente o grande trunfo das carrinhas. Mas, neste caso, há apenas 35 litros de diferença entre os dois tipos de carroçaria, apesar da Avant ter uma acessibilidade muito melhor.
HABITÁCULO. Em termos de espaço interior, há uma grande evolução face à anterior geração ao nível do design, funcionalidade e na digitalização, mas a habitabilidade é apenas ligeiramente melhor, embora seja justo destacar mais espaço ao nível da altura e dos joelhos para os ocupantes dos bancos traseiros.
A "digitalização" marca presença nos três ecrãs digitais que podem surgir no painel de instrumentos e (dois) na consola central. O superior tem 8,8 polegadas ou 10,1 polegadas no caso do sistema de navegação MMI Plus (opcional) e está associado a vários comandos ligados à condução, que permitiram reduzir o número de botões. O inferior (de 8,6 polegadas) está mais associado às funções de info-entretenimento.
Os dois motores estão associados a uma caixa automática S tronic no caso do 40 TDI com tracção dianteira ou tiptronic, no caso do 50 TDI com tracção total quattro que, com o sistema "ultra" permite desligar automaticamente o autoblocante central quando as condições de aderência não justifiquem a tracção 4x4.
AO VOLANTE. No interior o ambiente é mais moderno e há uma importante evolução ao nível da funcionalidade. O conforto merece destaque, seja pela qualidade dos bancos (com bom apoio), seja pela eficácia da suspensão, que absorve as irregularidades do piso sem concessões ao comportamento dinâmico, mas também pela qualidade da insonorização, que merece aplausos.
O A6 é muito ágil em estradas sinuosas, onde é evidente uma evolução que pode ser explicada pelas vias mais largas, pela maior rigidez estrutural e pelas rodas traseiras direccionais (uma opção), onde o ângulo das traseiras varia milimetricamente em sentido contrário às dianteiras a velocidades até 60 km/h.
O contacto com o Audi A6 40 TDI foi breve, mas permitiu perceber que o motor responde bem nos regimes intermédios e tem genica quando é necessário ultrapassar, apesar do modelo de quatro portas pesar 1,72 toneladas...
PREÇOS
Audi A6 Limousine
40 TDI 204 S tronic – 59.950 €
40 TDI 204 S tronic Sport – 62.850 €
40 TDI 204 S tronic Design – 62.150 €
50 TDI 286 quattro tiptronic – 84.250 €
50 TDI 286 Sport tiptronic – 87.150 €
50 TDI 286 Design tiptronic – 86.450 €
Audi A6 Avant
40 TDI 204 S tronic – 62.550 €
40 TDI 204 S tronic Sport – 62.850 €
40 TDI 204 S tronic Design – 64.750 €
50 TDI 286 quattro tiptronic – 86.850 €
50 TDI 286 Sport tiptronic – 89.350 €
50 TDI 286 Design tiptronic – 89.050 €