À espera do sucessor 100% eléctrico do Audi A8, agendado apenas para 2024, a marca germânica revitalizou estética e tecnologicamente o seu topo de gama.
A berlina foi alvo de uma série de actualizações visuais, com novas opções de cores, e mais tecnologia a bordo. Novidade é o lançamento do pacote S Line, que está disponível num A8 pela primeira vez.
À frente destaca-se a nova grelha do radiador com acabamentos diferenciados nas variantes A8, A8L e S8.
Novas ópticas frontais, mais angulares, integram a tecnologia Digital Matrix LED, com 1,3 milhões de micro-espelhos em cada farol.
A actualização de cores compreende novos acabamentos metalizados e foscos, rematados pelos novos desenhos das rodas com 18 a 21 polegadas.
Na traseira as mudanças são mais discretas, com os farolins digitais OLED de série a ganharem um novo recurso de alerta. As luzes iluminam-se quando um veículo se aproxima a menos de dois metros.
Um pacote externo cromado deixa o A8 mais brilhante ao redor, enquanto o pack S Line dá à berlina um visual francamente mais desportivo.
A variante Audi S8 distingue-se pelos quatro tubos de escape e pelo difusor, sem esquecer outros retoques que lhe dão uma alma mais agressiva.
As dimensões do Audi A8 são em tudo idênticas à da versão que agora substitui. A versão "convencional" mede 5,19 metros de comprimento, a que se soma mais um centímetro para o S8 devido aos novos pára-choques.
O A8 L fica com 5,32 metros, devido à maior distância entre eixos, e o A8 L Horch, que é exclusivo para o mercado chinês, chega aos 5,45 metros.
Todas as variantes apresentam carroçarias com 58% das peças em alumínio, um habitáculo em aço moldado a quente. Somam-se componentes de polímero reforçados com fibra de carbono e barras de suporte em magnésio.
A tecnologia a bordo foi reforçada com um painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas, a que se soma um visor head-up opcional no pára-brisas. O ecrã táctil de infoentretenimento, de 8,6 polegadas, recebe o sistema MIB3 da Audi.
Atrás, os passageiros têm à disposição dois ecrãs HD de 10,1 polegadas, luzes de leitura Matrix LED e um sistema de som Bang & Olufsen com 23 altifalantes e amplificador de 1.920 watts.
São inúmeras as opções para os bancos traseiros, incluindo um sistema de relaxamento no A8 L com vários níveis.
Apoios de cabeça ajustáveis por via eléctrica e massagem nas costas com 18 almofadas pneumáticas também fazem parte da oferta.
O equipamento de segurança foi actualizado com 40 sistemas de assistência ao condutor. O Audi Pre Sense Basic de série dispõe de três pacotes opcionais – Park, City e Tour – com funções semi-autónomas.
Os motores que equipam o Audi A8 consistem nos blocos a gasolina V6 3.0 TFSI, V8 4.0 TFSI V8, V8 biturbo 4.0 TFSI com sistema mild hybrid de 48 volt.
No campo do gasóleo destaca-se o bloco 3.0 TDI, estando para breve uma variante híbrida plug-in. Todos os motores compreendem, em exclusivo, uma transmissão automática de oito velocidades.
O Audi A8 55 TFSI com o motor V6 3.0 TFSI debita 340 cv e 500 Nm, na variante europeia, e 286 cv na versão para o mercado chinês.
O A8 60 TSFI quattro com o bloco V8 de 4.0 litros produz 460 cv e 660 Nm, o que lhe permite cumprir os zero aos 100 km/hora em 4,4 segundos.
O Audi S8, equipado com o V8 biturbo de 4.0 litros, oferece 571 cv de potência e 800 Nm de binário máximos, com os zero aos 100 km/hora a fazerem-se em 3,8 segundos.
Além do sistema quattro de série, o topo de gama da linha inclui suspensão activa preditiva, diferencial desportivo e direcção dinâmica nas quatro rodas.
A chegada do Audi A8 aos concessionários europeus está prevista para Dezembro, desconhecendo-se os preços para o nosso mercado.
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