
















A Audi continua empenhada em alargar o seu catálogo de modelos com a assinatura RS e acaba de apresentar os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback, dois SUVs desportivos que prometem bater o pé a rivais como o BMW X3 M e X4 M.
Em ambos os casos a marca de Ingolstadt recorreu ao motor de 2.5 litros de cinco cilindros turbo que já conhecemos do RS Q3 de primeira geração, mas perdeu 26 quilos de peso e ganhou 90 cv de potência, passando a produzir 400 cv e 480 Nm.
Este bloco surge associado a uma caixa automática S tronic de sete velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas através do sistema de tracção integral da marca, denominado "Quattro".
Contas feitas, estes dois novos SUVs conseguem passar dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima, um limite electrónico definido pela própria Audi mas que pode ser "levantado" até aos 280 km/h, basta pagar.
Para acompanhar este aumento de potência a Audi equipou estas versões RS com um tratamento especial que as deixa com um visual mais agressivo e com uma imagem mais musculada. Para isso muito contribuem as novas entradas de ar no pára-choques dianteiro, os arcos das rodas 10 mm mais largos, o difusor traseiro pronunciado e as duas enormes saídas de escape cromadas.
Ambos os modelos contam com assinatura luminosa LED à frente e atrás, mas se olharmos para ambos de perfil, percebemos que há muita coisa a separá-los. Como não poderia deixar de ser, a versão Sportback é muito mais desportiva e tem uma linha de tejadilho 45 mm mais baixa do que a do seu "irmão". Esta versão conta ainda com um "spoiler" traseiro, e com um pára-choques e difusor traseiro exclusivos.
A Audi equipou estes dois novos SUVs com a sua suspensão desportiva RS de série, que lhes reduz a altura ao solo em 10 mm e permite melhorar a ligação ao asfalto. Para quem quiser uma proposta ainda mais dinâmica, há uma suspensão desportiva na lista de opcionais que integra o sistema "Dynamic Ride Control".
E porque tão importante como acelerar é travar, estes dois modelos contam com travões gigantes de 375 mm de diâmetro à frente e 310 mm atrás. Como opção pode montar travões cerâmicos com 380 mm à frente e 310 mm atrás.
Disponíveis para encomenda já a partir do próximo mês de Outubro, os novos RS Q3 e RS Q3 Sportback devem chegar a Portugal lá mais para o final do ano. Ainda não são conhecidos os preços para o mercado nacional, mas podemos já adiantar-lhe que na Alemanha o RS Q3 vai começar nos 63.500 euros, ao passo que a variante Sportback tem um preço base de 65 mil euros.