O Audi e-tron, o primeiro automóvel eléctrico de produção da Audi, chega agora a Portugal por um preço que começa nos 84.251 euros.
Com 4.901 mm de comprimento, 1.935 mm de largura e 1.616 mm de altura, este SUV eléctrico situa-se entre os Audi Q5 e Q7. Com uma distância entre eixos de 2929 mm, o e-tron tem espaço para cinco ocupantes e uma capacidade de carga na bagageira de 660 litros. A este número ainda se tem de somar os 60 litros do compartimento dianteiro, ideal para guardar os cabos de carregamento. Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga da bagageira aumenta para 1725 litros.
É, por isso, um SUV "full-size" feito a pensar na família mas que não dispensa uma imagem desportiva e dinâmica. Destaca-se a grelha "singleframe" cinzenta, o difusor traseiro e claro, as cavas das rodas musculadas que lhe garantem um "look" mais agressivo.
Mas se a imagem exterior impressiona, o que dizer do habitáculo? Este é o primeiro automóvel de produção em série com espelhos retrovisores exteriores virtuais (opcional) que têm uma pequena câmara cuja imagem é transmitida em dois ecrãs OLED colocados junto ao pilar A.
Este sistema, apelidado "Audi Virtual Mirrors", contribui ainda na redução do coeficiente aerodinâmico deste modelo, fazendo do e-tron o SUV Premium mais aerodinâmico do mercado.
Ao todo são cinco os monitores disponíveis no interior do e-tron. Além dos dois laterais que "projectam" as imagens dos retrovisores exteriores, ainda há um display que serve de painel de instrumentos digital e dois ecrãs ao centro, de 10,1 e 8,6 polegadas, que permitem comandar as funções dos sistemas de conforto e de "infotainment".
O Audi e-tron está disponível com dois motores eléctricos que disponibilizam uma potência total equivalente a 408 cv e um binário máximo de 664 Nm, disponível praticamente desde o arranque.
A marca de Ingolstadt reclama uma autonomia de 417 quilómetros de acordo com o ciclo WLTP e garante que em mais de 90% das desacelerações o e-tron será capaz de recuperar energia, sendo que em descida pode mesmo recuperar um quilómetro de autonomia por cada quilómetro percorrido.
Este sistema está combinado com um novo sistema de travagem electro-hidráulico integrado (brake-by-wire), um sistema inspirado no mundo da aviação e que agora faz a sua estreia num automóvel eléctrico de produção.
Se ligar o e-tron a um ponto de carga rápida de 150 kW será possível carregar 80% da capacidade da bateria em apenas 30 minutos. A Audi quer ter 200 postos de carregamento deste tipo na Europa até ao final deste ano e 400 até ao final de 2020, alguns dos quais em Portugal.
De série o e-tron conta com um equipamento de carregamento que apenas admite potências até 11 kW (oito horas e meia para carregar), mas de série pode optar pelo módulo Connect de 22 kW para reduzir o tempo de carregamento para 4,5 horas.
Produzido n fábrica da Audi em Bruxelas, o novo e-tron já está disponível em Portugal por um preço a partir de 84.251 euros.