Pouco tempo depois da estreia pública da nova geração da berlina A6, a Audi desvendou a carrinha A6 Avant que segue as muitas alterações estéticas operadas na versão de três volumes, acrescentando-lhe um final de tejadilho mais descendente e um pilar D bastante inclinado que lhe confere um visual bastante dinâmico, quase desportivo!
Aqui o que interessa é, obviamente, o lado prático da carrinha que, apesar do desenho da traseira se apresentar com uma imagem mais dinâmica, não perdeu volume de carga, mantendo os mesmos 565 litros da geração que irá agora sair de cena, com uma largura da boca de carga de 1050 mm. Também o volume máximo se mantém nos 1680 quando se rebatem as costas dos bancos traseiros, o que se pode fazer na proporção 40:20:40.
Valores que estão perfeitamente dentro da média do segmento, equivalendo-se aos das carrinhas BMW Série 5, Volvo V90 ou Jaguar XF. Só a carrinha Mercedes Classe E destoa, mantendo o recorde da maior bagageira de um automóvel de passageiros, com 640 litros. A mala conta também com o já habitual sistema de calhas onde se podem colocar vários sistemas para dividir o compartimento e prender melhor os volumes aí carregados. Por fim o A6 Avant poderá contar com portão traseiro de abertura eléctrica.
A Audi prefere anunciar que os passageiros do banco traseiro terão espaço com fartura para as pernas e em largura (apesar do túnel da transmissão continuar a ser volumoso), garantindo também que, em altura, foram ganhos mais 23 mm de espaço habitável. O interior é igual ao do A6 berlina, ou seja, quase decalcado do estreado pelo A8, com três ecrãs digitais, começando por enorme, de 12 polegadas, que serve de painel de instrumentos, na tecnologia que a Audi apelida de "virtual cockpit".
Ao lado está o ecrã táctil central que pode ter 8,6 a 10,1 polegadas, consoante o nível de equipamento. Mais abaixo, está um outro ecrã táctil de 8,6 polegadas que serve para comandar a climatização ou para escrever as letras do endereços a introduzir no sistema de navegação.
Além do já referido 2.0 TDI de 190 cv, o A6 Avant receberá dois V6 3.0, um TFSI de 340 cv e 500 Nm e três versões do TDI, com 204 cv/400 Nm, 231 cv/500 Nm e 286 cv/620 Nm. Todos terão caixa de velocidades automática e, tirando o menos potente Diesel, todos terão tracção integral quattro de série.
Estando a comercialização da berlina prevista para o início do Verão, a carrinha A6 Avant deverá chegar uns meses mais tarde, provavelmente na chamada "rentrée", por volta de Outubro. É provável que a diferença de preços entre berlina e carrinha, para motorizações e equipamentos equivalentes, ronde os 300 euros a mais para o A6 Avant.