Já estão definidos os preços do Audi Q5 e SQ5 para o mercado nacional, com a entrada na gama a fazer-se a partir dos 60.202 euros. O novo SUV premium chega ao nosso país com o motor 2.0 TDI, e potências de 163 e 204 cv.
A ambas as variantes a gasóleo juntam-se os híbridos plug-in 50 TFSIe quatto S tronic e 55 TFSIe quattro S tronic, com 299 e 367 cv, respectivamente.
A gama é liderada pelo SQ5 TDI quattro, com 341 cv de potência, que é também a versão mais desportiva.
Todas as motorizações diesel dispõem de tecnologia mild hybrid (MHEV) e estão combinadas com a transmissão S tronic de dupla embraiagem e sete velocidades. O SQ5, por seu lado, está equipado com a caixa tiptronic de oito velocidades.
O Q5 é proposto com tracção dianteira no 35 TDI S tronic, com 163 cv, e tracção integral quattro nas restantes motorizações.
A versão Q5 35 TDI debita uma potência de 163 cv (120 kW), disponível entre as 3250 e as 4200 rpm, e um binário máximo de 370 Nm, entre as 1500 e 3000 rpm.
Estes valores permitem uma aceleração dos zero aos 100 km/hora em nove segundos, para uma velocidade máxima de 213 km/hora.
Quanto ao Q5 40 TDI quattro S tronic, a potência é de 204 cv entre as 3800 e as 4200 rpm, e o binário máximo é de 400 Nm entre as 1750 e 3250 rpm.
Bastam-lhe 7,6 segundos para acelerar dos zero aos 100 km/hora, com a velocidade máxima estabelecida nos 222 km/hora.
As variantes híbridas plug-in (PHEV) com motor TFSI estão reservadas aos topos de gama Q5 50 TFSIe quattro e Q5 55 TFSIe quattro com transmissão S tronic de sete velocidades.
O Audi Q5 50 TFSIe quattro combina um motor turbo a gasolina de 2.0 litros com 265 cv e 370 Nm com um motor eléctrico de 55 kW (75 cv) e 350 Nm.
Combinados, os dois motores oferecem 299 cv e 450 Nm, com a aceleração dos zero aos 100 km/h a fazer-se em 6,1 segundos.
Já o Audi Q5 55 TFSIe quattro mantém o mesmo motor térmico, mas a ele está associado um motor eléctrico de 105 kW (143 cv) e 350 Nm. Os 367 cv de potência e 500 Nm de binário permitem-lhe bater nos 100 km/hora em 5,3 segundos.
A velocidade máxima atinge os 239 km/hora em ambos os modelos, estando limitada aos 135 km/hora em modo eléctrico.
A bateria de 17,9 kWh que os equipa oferece uma autonomia que pode chegar aos 62 quilómetros segundo o ciclo WLTP.
O Audi SQ5 quattro está equipado com um potente motor V6 TDI de 3.0 litros e linhas estilísticas que reforçam o seu pendor mais desportivo.
São 341 cv de potência e 700 Nm de binário que atiram o SUV dos zero aos 100 km/hora em 5,1 segundos, mantendo-se a velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/hora.
Esta motorização continua a ter o contributo do sistema mild hybrid de 48 V, que consegue recuperar até 8 kW (11 cv) de potência, garantindo uma redução nos consumos até 0,7 litros/100 km.
Versão | Potência | Preço |
Q5 35 TDI S tronic MHEV | 163 cv | 60.202 Euros |
Q5 35 TDI S tronic Advanced MHEV | 163 cv | 61.545 Euros |
Q5 35 TDI S tronic Advanced MHEV | 163 cv | 61.545 Euros |
Q5 40 TDI quattro S tronic MHEV | 204 cv | 67.002 Euros |
Q5 40 TDI quattro S tronic Advanced MHEV | 204 cv | 68.240 Euros |
Q5 40 TDI quattro S tronic S line MHEV | 204 cv | 69.395 Euros |
Q5 50 TFSIe quattro S tronic PHEV | 299 cv | 63.546 Euros |
Q5 50 TFSIe quattro S tronic Advanced PHEV | 299 cv | 65.030 Euros |
Q5 50 TFSIe quattro S tronic Advanced PHEV | 299 cv | 66.186 Euros |
Q5 55 TFSIe quattro S line PHEV | 367 cv | 72.747 Euros |
Audi SQ5 TDI quattro | 341 cv | 103.002 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?