A ofensiva eléctrica da Audi continua e depois do lançamento do e-tron há mais um SUV da marca dos quatro anéis a receber um motor eléctrico. A diferença é que este Audi Q5 mantém o motor a combustão e passa a contar com um sistema propulsor híbrido plug-in.
Esta motorização combina um bloco a gasolina de 2.0 litros turbo com 252 cv e 370 Nm com um pequeno motor eléctrico que produz 105 kW e uma bateria de 14,1 kWh de capacidade montada por baixo do piso da bagageira. O resultado é uma potência combinada de 367 cv e um binário máximo de 500 Nm disponível logo às 1.250 rpm.
O sistema de tracção integral quattro dá prioridade ao eixo dianteiro, mas em situações de forte aceleração ou de baixa aderência o eixo posterior é activado. Contas feitas, e com o máximo de potência disponível, o Q5 TFSI e quattro é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos e tem uma velocidade máxima fixada nos 239 km/h.
A marca com sede em Ingolstadt promete consumos combinados de 2,1 litros por cada 100 quilómetros e reivindica uma autonomia superior a 40 quilómetros em modo eléctrico. Ainda assim, neste modo a velocidade máxima está limitada aos 135 km/h, sendo que se passar desta velocidade o motor a gasolina "acorda" e este Q5 transforma-se num híbrido.
Quanto aos tempos de carga, e com uma tomada caseira de 220 V, a bateria demora cerca de seis horas a carregar. Este tempo desce para as 2,5 horas se utilizar uma tomada industrial CEE com 400 V.
O Audi Q5 TFSI e quattro está disponível para encomenda na Europa, mas as primeiras unidades só devem chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano.