O Audi e-tron renovou-se e ganhou nova designação para distinguir-se, como topo de gama, no mundo da electromobilidade.
Rebaptizado como Q8 e-tron, o SUV da marca dos quatro anéis lançado em 2019 é proposto na versão Sportback, sem esquecer a variante mais tradicional.
Com chegada prevista em Março, ambos os modelos já têm preços para o nosso país, com as encomendas a abrirem um mês antes.
Por fora, são muito subtis as mudanças estéticas introduzidas, sendo mais visível o redesenho da grelha frontal, que passa a ter uma faixa luminosa.
Atrás distingue-se o difusor cromado, com a designação do modelo destacado no pilar B.
Mesmo assim, estas alterações mínimas contribuíram para uma melhor aerodinâmica.
O Q8 e-tron Sportback baixou o Cx de 0,26 para 0,24 enquanto no SUV convencional passou de Cx 0,28 para 0,27.
O interior também tem poucas alterações, sendo de destacar os novos estofos e revestimentos.
A principal novidade está mesmo na actualização da motorização, que é agora mais potente mas com os mesmos consumos.
O Q8 50 e-tron passa a desenvolver 250 kW (340 cv), sendo 300 kW (408 cv) para o Q8 55-etron, tendo ambos o binário de 664 Nm.
A estrela da gama é o SQ8 e-tron, com os três propulsores eléctricos a darem uma potência de 370 kW (503 cv) e um binário de 973 Nm.
A este aumento de potência e binário somam-se o aumento assinalável da capacidade das baterias.
Com 95 kWh, o Q8 50 e-tron pode rolar até 491 quilómetros no SUV, e até 505 no Sportback com uma única carga.
O Q8 55 e-tron e o SQ8 e-tron ganham uma bateria 114 kWh, com o primeiro exemplo a chegar aos 582 quilómetros e o segundo até aos 600.
Já o desportivo SQ8 e-tron consegue rolar até 493 quilómetros se for o SUV, ou 513 quilómetros versão Sportback.
A potência de carregamento da bateria também aumentou: até 150 kW na versão menos potente, e até 170 kW nas outras duas.
Com os preços revelados para os Q8 e-tron 50 e 55, ficam apenas por saber os do SQ8 e-tron, que irá chegar em Maio aos concessionários nacionais.
Versão | Potência / Binário | Bateria / Autonomia | Preço |
Q8 50 e-tron | 250 kW (340 cv) / 664 Nm | 95 kWh / até 491 km | a partir de 79.869 euros |
Q8 50 Sportback e-tron | 250 kW (340 cv) / 664 Nm | 95 kWh / até 505 km | a partir de 82.529 euros |
Q8 55 e-tron | 300 kW (408 cv) / 664 Nm | 114 kWh / até 582 km | a partir de 91.130 euros |
Q8 55 Sportback e-tron | 300 kW (408 cv) / 664 Nm | 114 kWh / até 600 km | a partir de 93.799 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?