Demorou quase um ano, mas o ligeiro "restyling" que a Audi introduziu nos
A3 e S3 chegou agora à mais "bombástica" versão da gama, o RS3 Sportback. Mas os retoques estéticos exteriores e interiores pouco importam, face ao mais importante "upgrade" mecânico do cinco cilindros turbo de 2,5 litros que conta agora com 400 cv, mais 33 cv que a anterior versão!
O novo Audi RS3 Sportback será uma das novidades da marca de Ingolstadt no salão de Genebra, embora se vá fazer esperar… As encomendas poderão ser feitas a partir de Abril, mas as entregas apenas começarão em Agosto.
A maior novidade desta modernização do RS3 Sportback trata-se, afinal, da adopção do mesmo propulsor já utilizado no RS3 Sedan apresentado no último salão de Paris, bem como no TT RS. A vantagem deste motor não se fica apenas no aumento do… "poderio bélico" – além dos 33 cv adicionais, ganhou 15 Nm para um binário máximo de 480 Nm, constantes entre as 1700 e as 5850 rpm –, mas também na significativa redução de peso pela utilização de um cárter em alumínio que significou um ganho de 26 kg!
Toda aquela cavalaria chega às rodas primeiro através da conhecida caixa automática S-tronic de sete velocidades e depois pela tracção integral, pelo sistema quattro. O que permite arranques "supersónicos" que "despacham" os 100 km/h em apenas 4,1 s, menos 0,2 s que a geração anterior do RS3 Sportback.
A velocidade está, como é normal, limitada electronicamente aos 250 km/h mas, em opção, poderá alargar-se esse limite aos 280 km/h. Que o consiga não temos dúvidas nenhumas! Já em relação ao consumo médio anunciado de 8,3 l/100 km…
As restantes alterações deste modelo seguem as já introduzidas nos A3 e S3, com novas ópticas dianteiras com tecnologia LEX matrix, a grelha (agora com a palavra "quattro" na lâmina inferior) e pára-choques redesenhados e ópticas traseiras com novo grafismo. Este RS3 recebe ainda um novo difusor traseiro, de maiores dimensões, bem como os escapes.
No interior destaque para os magníficos bancos desportivos, embora a grande novidade seja a adopção do Audi Virtual Cockpit. Para esta versão foi criado um ecrã especial RS, com um grande conta-rotações bem no centro e instrumentos para o binário, forças G e pressão dos pneus. E há ainda uma escala colorida que avisa o condutor de quando deve trocar de mudança, nas patilhas no volante, quando opera a caixa em modo manual. Como num carro… de corridas!