A terceira geração do Bentley Flying Spur já está disponível para encomenda em Portugal, com preços que começam nos 283.282 euros. As entregas aos clientes começam no início de 2020.
O resultado é um modelo ainda mais imponente e luxuoso, sobretudo na especificação Mulliner, onde ganha jantes de 22 polegadas. Redesenhado para assinalar o centenário da marca de Crewe, este é o primeiro Flying Spur da era moderna com a mascote retráctil Flying B, que aqui surge iluminada.
Mas há mais estreias neste modelo, já que este Flying Spur se apresenta como o primeiro Bentley com direcção nas quatro rodas. Esta tecnologia é combinada com o sistema de tracção activa nas quatro rodas e com barras estabilizadoras activas movidas por atuadores eléctricos de 48 volts.
Este modelo assenta num chassis totalmente novo com uma mistura de aços, alumínios e materiais compósitos de alta resistência, e é movido por um bloco de doze cilindros em W, com 6,0 litros de cilindrada e duplo turbocompressor, que produz 635 cv de potência e 900 Nm e binário máximo.
Este bloco é o mesmo que já conhecíamos do modelo anterior, mas foi totalmente revisto e é agora capaz de levar este "salão de luxo sobre rodas" dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos e acelerar até aos 333 km/h de velocidade máxima.
Em condições normais, a caixa automática ZF de embraiagem dupla com oito relações envia a potência para as rodas traseiras, mas através de uma embraiagem intermediária de discos múltiplos, a gestão electrónica pode repartir a potência com as rodas dianteiras, de acordo com as necessidades do momento e do modo de condução escolhido: em Comfort apenas 480 Nm pode ser enviado ao eixo dianteiro. Já no modo Sport as rodas dianteiras apenas podem receber até 280 Nm de binário.
A suspensão pneumática de dureza regulável permite uma regulação mais desportiva, para tirar todo o proveito do motor W12, ou uma afinação mais focada no conforto. E aqui este Flying Spur está ao nível do melhor que o dinheiro pode comprar.
Para acompanhar esta sensação de conforto e de luxo a marca britânica também reforçou a aposta tecnológica, marcada por um painel de instrumentos digital e por um ecrã central multimédia com 12,3 polegadas que está "escondido" numa consola rotativa.
Há ainda três sistemas de som diferentes para escolher: um base com dez altifalantes, outro intermediário, assinado pela Bang & Olufsen, com 16 altifalantes, e o topo de gama, Naim, com 19 altifalantes.
O interior pode ser decorado com 15 cores distintas, de acordo com os gostos de cada cliente. Para a carroçaria a paleta de cores é ainda maior, com 17 tons diferentes disponíveis.
Se isto não for suficiente para criar o Bentley dos seus sonhos saiba que pode sempre recorrer à divisão Mulliner, que lhe permite personalizar ainda mais o seu carro e que lhe oferece uma linha de acessórios adicionais.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?