Embora fosse praticamente um dado adquirido desde que, no final da semana passada, anunciou a produção e lançamento, em 2018, do
novo grande "coupé" Série 8, a BMW confirmou este fim-de-semana que haverá também uma versão mais desportiva, o M8. E fê-lo da forma mais inesperada: passeando um protótipo do carro em desenvolvimento na pista do Nürburgring, onde se realizava a clássica corrida das 24 Horas!
Foi, obviamente, um carro ainda fortemente camuflado que deu uma volta à pista perante o olhar espantado de alguns milhares de espectadores, entusiasmando todos com o som estimulante que saía dos quatro escapes. Mas que já permitiu perceber algumas coisas, em relação ao Concept Serie 8, apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este…
A silhueta geral vai manter-se igual à daquele protótipo que anuncia o Série 8, nomeadamente a traseira bem elevada e característica. Os finos e elegantíssimos retrovisores dão lugar a componentes mais normais e de tamanho mais comum, função "oblige"… Mas a maior alteração deverá acontecer na frente, com a redução da gigantesca e espectacular grelha e entradas de ar para dimensões mais contidas. Pelo menos nota-se neste M8 que são menores e esta será versão com maiores entradas de ar dianteiras.
O presidente da divisão BMW M, Frank van Meel, explicou:
"A concepção e desenvolvimento do Série 8 e da versão M são feitos em paralelo. O futuro BMW M8 será construído sobre os genes do Série 8 mas terá o seu próprio ADN com maior capacidade para andar em pista e generosas doses de dinamismo, precisão e agilidade. Tudo se conjugará em mais uma experiência de condução que terá as tradicionais marcas da BMW M e satisfará os nossos clientes mais exigentes".
BMW confirmou que vai haver um M8… mostrando-o a acelerar!
Por fim, também o director da BMW Motorsport confirmou o que fomos avançando sempre que aqui falámos do Série 8: será este M8 que servirá de base para o regresso da marca, de forma oficial, às 24 Horas de Le Mans, já no próximo ano e, tudo o indica, com o português António Félix da Costa a integrar a equipa, ao volante do BMW M8 GTE.
"O programa de desenvolvimento do BMW M8 GTE para o nosso regresso a Le Mans está a avançar a ‘todo o gás’, ainda não posso mostrar imagens mas garanto-vos que o carro será espectacular!", disse Jens Marquardt.
"Construir e desenvolver um novo carro de competição é sempre estimulante e, no caso do BMW M8 GTE, a ansiedade é ainda maior".
Mas, pelos vistos, o projecto está já bastante adiantado e o calendário bem definido para que tudo esteja preparado em… Junho de 2018, a data da estreia em Le Mans.
"Estamos a planear fazer o primeiro teste do carro ainda no primeiro semestre deste ano e o plano é que a sua estrei em competição seja nas 24 Horas de Daytona, em Janeiro de 2018", revelou Marquardt.
Pelo menos, o M8 já começou bem, com uma volta de baptismo no "Inferno Verde" do Nürburgring, durante o chamado Festival M, integrado no longo fim-de-semana da prova de 24 Horas. Uma ocasião em que a BMW M até deu os parabéns à rival AMG (da Mercedes) pelo 50.º aniversário, com um sugestivo cartaz dizendo
"Vocês encomendaram o bolo, nós fizemos ‘donuts’", sendo que "donuts" é também o termo empregue para se referir a fumarentos piões!