A BMW apresentou o novo Z4 no final do último mês de Agosto mas mostrou somente a proposta mais radical e potente da gama, o Z4 M40i com um bloco de seis cilindros em linha de 340 cv. Agora, pouco tempo antes da primeira aparição pública no Salão de Paris, a marca de Munique mostrou as restantes versões.
BMW Z4 sDrive 20i: É a versão de entrada do Z4 e tem por base um motor de 2.0 litros e quatro cilindros que debita 197 cv entre as 4.500 e as 6.500 rpm.
Estes números, juntamente com o binário máximo de 320 Nm (entre as 1.450 e as 4.200 rpm), fazem com que esta variante acelere dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos, sendo que a velocidade máxima está fixada nos 240 km/h.
Para este motor, que surge acoplado a uma caixa Steptronic de oito relações, a BMW reivindica um consumo médio entre os 6 e os 6,1 litros aos 100 km.
BMW Z4 sDrive30i: Esta é a versão intermédia do Z4 e assenta num motor de 2.0 litros e quatro cilindros que produz 258 cv de potência (entre as 5.000 e 6.500 rpm) e 400 Nm de binário máximo, entre as 1.550 e as 4.400 rpm.
Este motor surge associado a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades e é capaz de levar o Z4 aos 100 km/h em 5,4 segundos, sendo que a velocidade máxima está fixada nos 250 km/h. A marca de Munique reivindica um consumo médio entre os 6 e os 6,1 litros aos 100 km.
BMW Z4 M40i: A variante topo de gama do Z4 conta com um bloco de 3.0 litros e seis cilindros em linha que produz 340 cv (entre as 5.000 e as 6.500 rpm) e 500 Nm de binário máximo.
Este motor, associado a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades, faz com que este Z4 passe dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos e que acelere até aos 250 km/h. Neste caso, o consumo médio está fixado entre os 7,1 e 7,4 litros aos 100 quilómetros.
Quem optar pela variante mais potente, a M40i, contará com a suspensão adaptativa M de série, que reduz a altura ao solo em 10 mm, bem como sistema de travões desportivos M e diferencial traseiro M sport. A BMW destaca ainda a distribuição de peso perfeita (50:50) e o avançado sistema de suspensão com um eixo traseiro de cinco braços.
Com 4,32 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,3 metros de altura, este novo Z4 é consideravelmente superior ao seu antecessor, com a BMW a dar-lhe vias mais largas e uma distância entre eixos mais curta. Estas mudanças permitiram ganhar muito mais volume de carga na bagageira, que agora se fixa nos 281 litros independentemente da capota estar recolhida ou não.
Dentro do habitáculo destacam-se os bancos desportivos e os acabamentos em couro e em Alcantara, para o caso da versão M40i. Quase tudo pode ser personalizado e à imagem do que acontece com o exterior, quem optar pelo "pack M" terá um volante desportivo M e um conjunto de pedais desportivos.
Destaca-se ainda a dupla de "displays" de 10,25 polegadas que assumem as funções de painel de instrumentos digital e de sistema multimédia, a tecnologia NFC que permite actualizações automáticas via "cloud" e claro, a possibilidade de contar co uma chave digital no seu smartphone.
A estreia no nosso mercado só vai acontecer em Março do próximo ano, pelo que ainda não são conhecidos preços. Contudo, espera-se que este desportivo faça a sua primeira aparição pública no início do próximo mês de Outubro, no Salão Automóvel de Paris.