A BMW já apresentou o primeiro X7, aquele que será o maior modelo da gama da marca de Munique e que tem como missão afirmar-se no segmento de luxo.
Este é o sétimo modelo da "família" X da BMW vai posicionar-se, tal como o nome sugere, acima dos BMW X5 e X6, afirmando-se no competitivo segmento dos SUVs grandes de luxo.
Outra das pistas que o nome adoptado pela marca de Munique nos dá é que este modelo contará sempre com configuração de sete lugares, ao contrário do que acontece com o "irmão" X5, onde a terceira fila de assentos é opcional.
Com 5,15 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,8 metros de altura, este novo BMW X7 tem a mesma largura do novo X5, mas é 23 cm mais comprido e 5 cm mais alto. Por comparação com o "navio almirante" da BMW, o Série 7, este X7 é 5 cm mais longo (face à versão normal do Série 7) e cerca de 10 cm mais largo.
A distância entre eixos deste SUV é de 3,10 metros, pelo que o espaço disponível no habitáculo é assinalável, tal como o conforto a bordo, sobretudo para os que optarem por substituir a segunda fila de bancos (com capacidade para três pessoas) por dois bancos individuais iguais aos da frente.
Todos os bancos podem ser regulados electricamente e mesmo os bancos da terceira fila merecem o nosso destaque. É que ao contrário do que geralmente acontece com este tipo de modelos, a terceira fila de bancos é semelhante às restantes e até dispõe de suporte de braço e de um suporte para copos.
Com os assentos tombados o espaço de carga chega aos 2120 litros, mas baixa para os 326 litros com os assentos em posição normal. Há ainda um tejadilho panorâmico com três secções, climatizador automático de quatro zonas, sistema de luz ambiente e um sistema de som Surround da Bowers & Wilkins, ainda que este último seja um opcional.
O condutor contará (de série) com o sistema BMW Live Cockpit Professional à sua disposição e com o mesmo painel de instrumentos digital que a marca acaba de estrear no novo X5. Este painel de instrumentos tem 12,3 polegadas e pode ser controlado de forma táctil, através de botões no volante, através de comandos de vós ou mediante o iDrive.
A BMW olha para este modelo como o seu maior automóvel de sempre mas isso não impediu que o dinamismo tenha sido uma das principais preocupações dos responsáveis da marca alemã. Para isso a BMW deu-lhe uma suspensão pneumática em ambos os eixos e uma suspensão adaptativa controlada electronicamente.
Quem quiser uma condução ainda mais dinâmica poderá equipar o sistema (opcional) "Integral Active Steering" que transforma as rodas traseiras em rodas direccionais, aumentando a agilidade e a estabilidade em estrada. A versão X7 M50d, a mais radical na altura do lançamento, terá ainda de série o diferencial M Sport.
Tal como acontece com o X5, este X7 também quer dar cartas fora de estrada e foi a pensar nisso que a BMW disponibilizou um "pack" opcional "off-road" que permite seleccionar vários modos de condução fora de estrada: xSand, xGravel, xSnow e xRocks.
Sendo este um automóvel de luxo, conta com as mais recentes novidades da marca alemã no campo das ajudas à condução. Destacamos o cruise control activo com função Stop&Go e que permitirá travar e acelerar em situações de trânsito, o sistema de alerta de saída de faixa, assistente de permanência na faixa, alerta de prioridade, alerta de direcção contrária e assistente contra colisões laterais.
Quando chegar ao mercado, em Março do próximo ano, o BMW X7 contará com três motores, dois diesel e um a gasolina. O menos potente será o X7 xDrive30d, que contará com um motor diesel de seis cilindros em linha (caixa Steptronic de oito velocidades) que produz 265 cv e 620 Nm de binário, números que lhe permitem acelerar até aos 227 km/h e chegar aos 100 km/h em 7 segundos. A BMW reclama consumos médios entre os 6,5 e os 6,8 litros aos 100 km.
A versão X7 xDrive40i é a segunda mais potente da gama e conta com um motor a gasolina de seis cilindros em linha acoplado a uma caixa automática de oito velocidades. Este bloco produz 340 cv de potência e 450 Nm de binário, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e acelerar até aos 245 km/h. A BMW reclama consumos médios entre os 8,7 e os 9 litros aos 100 km.
A versão mais potente e vincadamente mais desportiva, pelo menos até estar confirmado se vai surgir ou não um X7 M, será o X7 M50d, que conta com um motor diesel de seis cilindros em linha que produz 400 cv de potência e 760 Nm de binário. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e chega aos 250 km/h, sendo que a BMW reivindica consumos médios entre os 7 e os 7,4 litros aos 100 km.
Ainda não foram divulgados os preços para o nosso país, mas tal como referimos acima, a chegada ao mercado está marcada para Março de 2019.