A semana em curso está a ser em cheio para a BMW: depois da reactualização do iX, a construtora da Baviera "troca" o modo eléctrico pelo cheiro intenso da gasolina exalado pela explosiva M3 CS Touring.
Mais versátil do que nunca, como confirmaram as primeiras imagens registadas no "inferno verde" de Nürburgring-Nordschleife, segue os passos do M3 CS original lançado há dois anos.
As hormonas que exibe por fora e por dentro não espantam neste super desportivo disfarçado de carrinha familiar, mas são os 550 cv debitados pelo bloco biturbo de 3.0 litros a entusiasmarem.
São mais 20 cv de potência face à congénere M3 Competition Touring, embora se mantenham os mesmos 650 Nm passados às quatro rodas através da transmissão integral adaptativa M xDrive.
O diferencial traseiro Active M é de série enquanto a caixa automática M Steptronic de oito relações dá à escolha três modos para distribuir o binário aos dois eixos, incluindo um apenas para as rodas traseiras.
O desempenho é excitante quanto baste: 300 km/hora de velocidade de ponta com o pacote M Driver de série (mas limitada por via electrónica), para uma corrida de 3,5 segundos dos zero aos 100 km/hora.
Para estes números foi necessário à M3 CS Touring passar por uma extensa "cura" de emagrecimento para conseguir o melhor comportamento em pista ou nas viagens "expresso" do dia a dia.
O peso baixou 15 quilos face à M3 Competition xDrive Touring, com o abuso da fibra de carbono CRFP no capô, divisor e difusor, e entradas de ar dianteiras, sem esquecer os retrovisores laterais.
O interior realçados por detalhes em fibra de carbono assume bancos desportivos naquele composto forrados em pele preta e vermelha.
O posto de condução é definido pelo visor de 12,3 polegadas para a instrumentação atrás do volante revestido a Alcantara, alinhado com o ecrã multimédia de 14,9 polegadas.
O infoentretenimento possui um menu específico quando a carrinha é acelerada em circuito, com os dados relativos aos tempos por volta no M Laptimer, ou as derrapagens controladas no M Drift Analyzer.
Através dos botões no volante acede-se directamente ao menu para configurar os modos de condução com implicações directas na suspensão, direcção, travagem, e controlo de tracção e de estabilidade.
O resultado são 1.850 quilos bem pesados na balança, com a rigidez da estrutura a ter sido optimizada graças à montagem de suportes específicos para o motor.
O sistema de escape com as quatro saídas em titânio possui válvulas actuantes por via electrónica para destacar os "graves" abafados quando se opta pelos modos de condução Sport ou Sport+.
Os amortecedores de dureza variável estão especialmente ajustados para este objecto de poder que é a M3 CS Touring, assim como a direcção e o controlo de estabilidade.
O mesmo acontece com os discos de travão de série M Compound, envolvidos por pinças fixas de seis pistões em preto ou vermelho, sendo dada a opção pelos M Carbon com pinças encarnadas ou douradas.
As jantes em liga leve são "calçadas" à frente por pneus de 275/35 R19 e atrás de 285/30 R20, podendo o "piloto" escolher ainda dois jogos adicionais para um uso mais intenso na estrada ou na pista.
Não se sabe quantos exemplares serão feitos desta BMW M3 CS Touring mas, se seguir a mesma série especial da berlina, não deverá estar longe das 1.800 unidades.
As primeiras entregas estão previstas para esta Primavera mas convém apressar-se porque a produção limitada termina em Fevereiro de 20026.
A estreia mundial ao público aconteceu esta quinta-feira no circuito australiano Mount Panorama, como parte do programa das 12 Horas de Bathurst.
O preço ainda é desconhecido mas, face à sua exclusividade, não deverá estar ao alcance da larga maioria dos mortais; a BMW M3 Competition M xDrive arranca nos 135 mil euros no nosso país.
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