Primeiro, foram as variantes Coupé e Convertible de duas portas a mostrarem a direcção que a BMW quer seguir com a versão mais potente (e inédita) da Série 8.
Agora, a oferta é reforçada com o BMW M8 Gran Coupé de quatro portas, nas vertentes "familiar" e Competition, que irão chegar aos stands a partir de Abril do próximo ano.
E que "monstro" saiu dos estiradores do gabinete de engenharia e design do construtor bávaro para enfrentar o Porsche Panamera e o Mercedes-AMG GT 63, os seus principais rivais no segmento desportivo de luxo.
Ambos os modelos topo de gama, derivados directamente do BMW M8 Coupé (têm mais 200 mm de comprimento), foram desenvolvidos ao mesmo tempo que o BMW M8 GTE destinado à competição automóvel de resistência.
O resultado é avassalador: estamos perante um desportivo com o ar de que parece ser um carro para toda a família até ligarmos a ignição.
Com a estreia mundial agendada para o Salão Automóvel de Los Angeles, que arranca a 22 de Novembro, os novos BMW M8 Gran Coupé e BMW M8 Competition Gran Coupé revelam um dinamismo agressivo bem patente nas suas linhas agressivas.
Esse espírito "selvagem" está bem exposto no motor V8 biturbo de 4.4 litros que equipa ambas as variantes. Enquanto o modelo mais "familiar" está capaz de oferecer uma potência de 600 cv, a variante Competition coloca 625 cv na estrada, disponibilizando ambos um binário máximo de 750 Nm.
As duas versões estão equipadas com uma transmissão automática M Steptronic Drivelogic de oito velocidades e um sistema de escape desportivo. No que às emissões poluentes diz respeito, elas oscilam entre os 240 e os 244 g/km
O resultado, em termos de desempenho, é simplesmente entusiasmante: se o BMW M8 Gran Coupé consegue chegar em 3,3 segundos dos 0 aos 100 km/hora, o Competition Gran Coupé consegue retirar uma décima de segundo àquele tempo.
A velocidade máxima está electronicamente controlada para não ultrapassar os 250 km/hora mas, caso se opte pelo M Driver's Package, consegue "voar" até aos 305 km/hora!
Toda esta potência é distribuída às quatro rodas através do sistema de tracção M xDrive, controlado centralmente com o diferencial activo no eixo traseiro.
O condutor pode ainda seleccionar a função 4WD Sport, para dar maior tracção às rodas traseiras, ou desactivar o DSC para que a potência seja exclusivamente disponibilizada pelo eixo traseiro.
Para suportar todas estas potencialidades em estrada, os amortecedores são controlados por via electrónica, enquanto a direcção electromecânica integra a tecnologia M Servotronic.
O novo sistema de travagem integrado permite ainda duas configurações específicas para o pedal de travão.
Como topo de gama que é, o BMW M8 Gran Coupé reflecte essa exclusividade na sua silhueta dinâmica e musculosa, e pela estética da sua traseira, rematada com a sigla M8.
As pronunciadas entradas de ar, os espelhos retrovisores laterais aerodinâmicos e a asa traseira, assim como outros elementos específicos da linha M, dão uma perspectiva sobre os cuidados colocados no ‘design’ para reflectir o seu elevado desempenho em estrada.
Para os puristas, a BMW criou mesmo a série First Edition, limitada a 400 unidades, para acompanhar o lançamento do desportivo, com a exclusiva pintura metalizada Aurora Diamond Green com detalhes em bronze dourado.
O nível de equipamento que o M8 Gran Coupé comporta está ao mais alto nível, como exige esta proposta de luxo. De série inclui faróis adaptativos LED, segundo a tecnologia Laserlight, bancos desportivos, e assistentes de direcção e de estacionamento.
Os últimos avanços tecnológicos nas áreas de operacionalidade e conectividade podem ser desfrutados através do Live Cockpit Professional e do Intelligent Personal Assistant.
Através do painel de instrumentos, o condutor acede directamente às configurações do motor, amortecedores, direcção, travões, podendo também serem comandadas individualmente através do volante.
Além disso, a função M Mode permite a rápida configuração dos sistemas de assistência à condução e dos ecrãs do painel de instrumentação, podendo os condutores ainda configurar o modo de condução para Track, Road e Sport.
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