A família "Série 8" da BMW não pára de crescer e a marca de Munique acaba de anunciar a nova variante Gran Coupé. Este modelo pode ser visto como o sucessor directo do Série 6 Gran Coupé mas adopta um design bastante mais radical.
A imagem é em tudo semelhante ao que já conhecemos dos restantes elementos da gama, mas esta adopta uma configuração com quatro portas e conta com um tejadilho ligeiramente mais alto. Graças às duas portas extra, a linha dos ombros é mais musculada. O tejadilho panorâmico é de série, tal como se espera num modelo de luxo, e tudo indica que a versão M850i xDrive Gran Coupé esteja disponível com um tejadilho opcional em fibra de carbono.
Comparado com o Coupé, que já tivemos oportunidade de conduzir, o novo Série 8 Gran Coupé é 228.6 mm mais longo, 30.5 mm mais largo e 55.9 mm mais alto. Também a distância entre-eixos cresceu em 200.7 mm para que o habitáculo pudesse acomodar bancos traseiros mais práticos. Apesar de tudo isto, o peso é apenas 70 kg superior à versão Coupé, impressionante!
O espaço disponível na traseira cresceu 180.3 mm ao nível dos joelhos e 86.4 mm ao nível da cabeça. Também o espaço ao nível dos ombros cresceu (cerca de 195 mm), bem como a capacidade da bagageira (mais 19.8 litros), agora fixada nos 440 litros. Por comparação, importa referir que o Mercedes-AMG GT de 4 portas tem uma bagageira com 456 litros e que o Porsche Panamera tem uma mala com 495 litros.
Quanto ao resto do habitáculo, tudo o que conhecemos do Série 8 Coupé e Cabrio transitou para esta versão mais familiar. Os bancos desportivos com aquecimento, o sistema de som de 16 altifalantes da Harman-Kardon e o sistema de "head-up" display merecem destaque, mas é o painel de instrumentos digital de 12.3 polegadas e o sistema de infotainment com 10.25 polegadas que roubam todas as atenções.
Na fase de lançamento o novo BMW Série 8 Gran Coupé estará disponível com motores de seis e oito cilindros. Os primeiros dizem respeito às versões 840i a gasolina com 3.0 litros e 340 cv e 840d xDrive diesel com 3.0 litros de 320 cv. Já o motor V8 diz respeito à versão mais potente (pelo menos por enquanto), a 850i xDrive a gasolina com 4.4 litros e 530 cv de potência.
840i - 3.0 litros de seis cilindros com 340 cv de potência e 500 Nm de binário máximo. Está associado a uma caixa automática de oito velocidades e pode ser acoplado a um sistema de tracção integral opcional. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.
840d xDrive - 3.0 litros de seis cilindros com 320 cv e 680 Nm de binário máximo. Está associado a uma caixa automática de oito velocidades e chega com o sistema de tracção integral xDrive de série. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos e tem uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.
M850i xDrive - Até chegar a versão M8 do Gran Coupé esta é a variante mais potente que pode comprar. Tem um bloco V8 TwinPower Turbo de 4.4 litros que produz 530 cv de potência e 750 Nm de binário máximo. A velocidade máxima continua limitada aos 250 km/h, mas a o registo no exercício dos 0 aos 100 km/h desce para os 3,9 segundos.
A versão M850i xDrive está equipada de série com travões M Sport, que são opcionais nas restantes propostas da gama, e com jantes de 20 polegadas, em vez de 18’’.
A primeira aparição pública do Série 8 Gran Coupé está marcada para os próximos dias 25, 26 e 27 de Junho, no evento #NEXTGen do Grupo BMW. A chegada ao mercado nacional só deverá acontecer em Setembro, mas ainda não há qualquer indicação de preço para Portugal. Mais tarde, tal como aconteceu com os Série 8 Coupé e Cabrio, este Série 8 Gran Coupé também deverá receber versões M8 e M8 Competition.