Podemos dizer que o X6 foi o grande pioneiro dos SUV Coupé, uma fórmula que entretanto se democratizou. A primeira geração foi um sucesso e desde então, a marca bávara tem vindo a aperfeiçoar a ideia original. Agora, este modelo chega à sua terceira geração e renovou-se ao nível do design e das motorizações.
Com apresentação pública marcada para o próximo mês de Setembro, durante o Salão Automóvel de Frankfurt, o BMW X6 revela-se com mais 26 mm de comprimento face ao seu antecessor, 15 mm mais largo e 6 mm mais baixo, medidas que ajudam a vincar ainda mais o carácter desportivo desta proposta.
A BMW seguiu a tendência demonstrada nos modelos Série 7 e X7 e deu ao novo X6 uma grelha de maiores dimensões. Em opção, é possível pedir a grelha com um sistema de iluminação que se liga com a abertura das portas e durante a condução. E por falar em luzes, importa dizer que este modelo recebe pela primeira vez luzes BMW Laserlight que iluminam até 500 metros de distância.
De série, as jantes são de 19 polegadas mas podem ir até às 22’’. A somar a isto, e tal como sempre acontece, existem vários níveis de equipamento disponíveis que transformam a imagem deste modelo. É o caso do "pack M Sport", que reforça a agressividade deste X6 e lhe confere detalhes únicos, tais como pinças de travões pintadas em azul.
Não podemos dizer que o habitáculo deste modelo nos apanhou desprevenidos, na medida em que segue a mesma linha de estilo dos "irmãos" X5 e X7. Porém, isto está longe de ser uma crítica. Destacam-se os dois displays de 12,3 polegadas, o painel de instrumentos digital e o ecrã multimédia, a chave BMW Display Key e o sistema de som de 20 altifalantes da Bowers & Wilkins, ainda que estes dois últimos sejam opcionais.
Na lista de equipamento opcional encontramos ainda bencos dianteiros com aquecimento e função de massagem, climatizador de quatro zonas, porta-bebidas com função de aquecimento e arrefecimento, tejadilho panorâmico, manete de mudanças em cristal e um ambientar com várias fragrâncias.
Quando chegar ao mercado, lá mais para Novembro, o novo BMW X6 estará disponível com uma gama de motores formada por propostas de seis cilindros em linha de 3.0 litros e com versões V8.
A gama diesel é formada por um bloco de 3.0 litros que pode assumir dois níveis de potência: 265 cv para a versão X6 30d e 400 cv para o X6 M50d. Quanto à oferta a gasolina, é composta por um seis cilindros em linha com 340 cv de potência (X6 40i).
A versão mais potente da gama, pelo menos por enquanto, será o X6 M50i equipado com um bloco V8 biturbo de 4.4 litros que produz 530 cv e 750 Nm.
Todas as versões, independentemente da motorização, contam com o sistema de tracção integtral xDrive e com uma caixa automática de oito velocidades.
Tal como acontece com o X5, o X6 equipa de série amortecedores com controlo electrónico "Dynamic Damper Control". Porém, na lista de opcionais há uma suspensão pneumática nos dois eixos que permite variar a altura ao solo em 80 mm.
Sistemas de auxílio à condução, tais como sistema de travagem de emergência ou cruise control adaptativo são equipamentos de série. Por outro lado, tecnologias como o assistente de permanência em faixa com protecção activa lateral e o cruise control activo com função Stop & Go fazem parte do equipamento opcional.