Não é uma completa novidade, porque
ontem já lhe tínhamos mostrado imagens que foram parar à internet antes do tempo, mas agora é oficial: eis o novo BMW Concept X7 iPerformance!
Com estreia pública marcada para a próxima semana, durante o Salão Automóvel de Frankfurt – onde estará o BMW Concept Z4 Roadster -,este X7 Concept antecipa o modelo de produção a lançar em 2018 e que vai assumir o topo da gama de SUV’s da marca de Munique.
Criado a pensar em mercados como o chinês e o norte-americano, a versão final de produção estará disponível com propostas a gasolina e diesel e, tal como este concept nos mostra, também haverá uma versão híbrida plug-in que no modo 10 por cento eléctrica terá uma autonomia a rondar os 100 km.
No que ao design diz respeito, é notório que a BMW operou uma pequena revolução visual, dando origem a uma proposta com linhas precisas e formas elementares. Porém, o "look" deste protótipo está longe de ser consensual, a começar logo na dianteira.
BMW X7 Concept iPerformance: “monstro” híbrido e com lugar para seis
A famosa grelha de duplo rim da marca da Baviera parou de alargar – como vinha acontecendo com os modelos mais recentes da marca – e ganhou um novo desenvolvimento vertical. Também as tomadas de ar no pára-choques dianteiro foram alargadas, o que juntamente com o "capot" musculado garantem a este BMW X7 uma enorme presença. Todos estes elementos cresceram e se avançarmos para as laterais rapidamente percebemos que as jantes (23 polegadas) foram alvo do mesmo tratamento. Convém lembrar que por vezes os "concept cars" contam com elementos propositadamente exagerados. E este pode ser um desses casos…
O mesmo acontece com a traseira, com enormes tomadas de ar laterais e com faróis "rasgados" que unem a traseira. Um ligeiro "spoiler" prolonga a linha do tejadilho, acrescentando dinamismo a esta carroçaria, mas tal como acontece na dianteira são os elementos cromados que tomam conta da traseira.
Com 5020 mm de comprimento, 2020 mm de largura e 1800 mm de altura, o Concept X7 iPerformance é 113 mm mais longo, 82 mm mais largo e 37 mm mais alto que a geração actual do X5. O mesmo acontece com a distância entre eixos, que com 3010 mm é 76 mm mais longa que o irmão mais novo deste X7.
E já que estamos numa base de comparações, importa colocar esta X7 Concept "frente-a-frente" com dois dos seus futuros rivais: Mercedes GLS e Range Rover. O primeiro, o SUV de sete lugares da marca de Estugarda, tem 5131 mm de comprimento, 1981 mm de largura e 1849 mm de altura, sendo que a distância entre eixos é de 3076 mm. Por seu turno, o "Range" tem 4999 mm de comprimento, 2220 mm de largura, 1835 mm de altura e 2922 mm de distância entre eixos (na versão normal).
Avançando para o interior, importa referir que este concept consegue acomodar seis ocupantes. Ainda assim, é seguro afirmar que tal como acontece com o Mercedes GLS a versão de produção deste X7 vai ter sete lugares.
O desenho do tablier e da consola central garante um "look" futurista e aponta o caminho de estilo dos futuros elementos da família "X" da BMW. Ainda assim, o que mais salta à vista neste habitáculo são os acabamento de luxo e o enorme tecto panorâmico em vidro.
No que a motorizações diz respeito, e apesar da marca de Munique não revelar grandes detalhes, o Concept X7 iPerformance que estará em Frankfurt conta com um sistema híbrido que tem uma autonomia 100 por cento eléctrica de 100 km. Trata-se de uma mecânica híbrida em tudo semelhante à que equipa o 740e iPerformance.
Tal como referimos acima, a versão final só vai chegar em 2018 mas a produção arranca antes e terá lugar na unidade de produção da BMW em Spartanburg, na Carolina do Sul, Estados Unidos.