Sir Jack Brabham começou por ser engenheiro da Força Aérea Australiana mas foi na Fórmula 1 que deixou definitivamente a sua marca. Afinal continua a ser o único piloto que ganhou o Mundial de pilotos da F1 num carro com o seu nome.
Infelizmente faleceu no dia 19 de Maio de 2014, com 88 anos, mas o seu nome está mais vivo do que nunca. David Brabham, filho de Sir Jack e vencedor de Le Mans, recuperou o nome de família, lançou a Brabham Automotive e acaba de apresentar a sua primeira criação, o BT62.
Desenhado especialmente para as pistas, não está homologado para circular nas estradas. Conta com uma carroçaria em fibra de carbono que pesa apenas 972 quilos e mede 4,46 metros de comprimento e 1.95 metros de largura. Mas o número que mais se destaca são os 1.200 quilos de força descendente que os vários elementos aerodinâmicos são capazes de gerar. Destaca-se a enorme asa e o difusor traseiro em carbono.
Dentro do habitáculo encontramos apenas os elementos necessários para um automóvel focado numa utilização em pista. As "bacquets" de competição em Alcantara garantem o apoio lateral necessário e contrastam com os vários apontamentos em fibra de carbono. Porém, aquilo que mais se destaca é o volante de competição e o painel de instrumentos digital de 12 polegadas.
A alimentar tudo isto está um enorme bloco V8 de 5.4 litros naturalmente aspirado montado em posição central. Este motor é produzido pela própria Brabham e produz 710 cv de potência e 666 Nm de binário máximo. Acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades Holinger, transmite a potência em exclusivo para as rodas traseiras. Contudo, a Brabham Automotive continua a manter as performances bem guardadas e não diz do que este "monstro" é capaz de fazer.
Certo, para já, é que quem quiser garantir uma das 70 unidades que serão construídas terá que estar preparado para desembolsar 1,13 milhões de euros… antes de impostos! Recorde-se que os primeiros 35 exemplares terão um esquema de cores exclusivo inspirado nos monolugares da Brabham na F1, numa referência clara às 35 vitórias de Sir Jack nessa categoria.