Depois de ter
apresentado o novo Série 5 berlina, a BMW não perdeu tempo e apresentou a versão "carrinha", denominada Série 5 Touring, antes da sua estreia oficial que vai acontecer em Março, no Salão Automóvel de Genebra.
A plataforma CLAR (de Cluster Architecture) que recorre a materiais leves (entre os quais o alumínio) é partilhada com a berlina e apesar da BMW não o confirmar, sabe-se que a dieta face ao modelo da geração anterior ronda os 100 kg.
Mas porque quando falamos de "carrinhas" um dos aspectos mais determinantes é a capacidade de carga e as vantagens que este tipo de carroçaria oferece, é importante destacar os 570 litros (mais 10 litros do que o anterior modelo) de capacidade da bagageira, sendo que esse número cresce até aos 1700 litros com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 40:20:40). A "janela" traseira abre de forma independente e a abertura e o fecho da bagageira pode ser feito de forma automática.
No que a tecnologia diz respeito, as evoluções que registámos na nova berlina Série 5 também chegaram à versão "wagon". O sistema de "infotainment" é a proposta mais recente da BMW, mas o que salta à vista no habitáculo é o novo ecrã táctil de 10,25 polegadas, mais "centrado" no condutor. O "head-up display" cresceu 70% e há funções que podem ser controladas com comandos de voz e com simples gestos de dedos em frente ao ecrã. A acrescentar a isto, saiba que pode contar com os mais recentes sistemas de conectividade e integração com os "smartphones".
Existem ainda inúmeras ajudas electrónicas e sistemas de segurança, tais como sistema de manutenção do carro em faixa, sistema de vigilância de cruzamentos que consegue travar o veículo em caso de "encontro imediato", "cruise control" adaptativo e assistente de mudança de faixa.
Quando for lançado, estará disponível com duas versões a gasolina (530i de 252 cv, 540i xDrive de 340 cv e tracção integral) e duas ofertas diesel (520d com 190 cv e 530d com 265 cv e tracção integral). A transmissão é sempre automática de oito velocidades com a excepção do 520d de 190 cv, que também poderá ser equipado com uma caixa manual de seis velocidades.
A chegada ao mercado nacional está marcada para o próximo mês de Junho e apesar das propostas disponíveis serem semelhantes às que encontramos para a berlina, todos os modelos estão disponíveis por encomenda.