É uma das grandes apostas da Citroën no ataque à electromobilidade. O ë-C4 X chega quarta-feira ao nosso país com argumentos que prometem seduzir.
Realçado pela sua silhueta fastback, o novo SUV coupé estreia-se no segmento médio com uma motorização totalmente eléctrica.
À escolha estão quatro variantes – Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack –, sendo a tecnologia a bordo um dos seus principais trunfos.
A estética releva de imediato o visual da actual gama da marca gaulesa, com os chevrons duplos a ocuparem o centro superior da grelha.
Visto de perfil, a linha dinâmica do tejadilho prolonga-se desde o topo do pára-brisas até ao porta-bagagens, para criar uma silhueta de fastback.
A porta da bagageira é distinguido por um pequeno spoiler enquanto os farolins LED em forma de flecha se estendem a toda a largura do carro.
Os 4,60 metros de comprimento e os 2,67 metros de distância entre eixos posicionam o Citroën ë-C4 X entre o C4 convencional e o C5 X.
Aliás, este SUV coupé baseia-se na mesma plataforma e-CMP em que é construído o "irmão" mais velho.
A altura total de 1,53 metros e a distância ao solo, de apenas 15,6 centímetros, reforçam o coeficiente aerodinâmico, com o valor a atingir os Cx 0,29.
O interior do C4 X mantém os mesmos padrões do C4 mas, sendo 24 cm mais comprido, tem mais espaço nos bancos traseiros.
Novidade são os assentos Advanced Comfort, que podem ser inclinados até 27 graus, para suportar passageiros mais altos.
Por ser mais comprido, a bagageira atinge os 510 litros de capacidade, bem mais do que os 380 litros do C4.
O interior é quase igual ao do seu "irmão", a começar pelo ecrã táctil de infoentretenimento de dez polegadas nas variantes mais equipadas.
O sistema MyCitroën Drive Plus, que pode ser comandado por voz, inclui um serviço de actualização gratuito dos mapas de navegação TomTom.
Composta pelos equipamentos Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack, a gama está disponível em seis cores, a que se somam quatro pacotes personalizáveis.
A suspensão Advanced Comfort é igualmente de série, a que se somam até 20 sistemas auxiliares de segurança e apoio à condução, dependendo da variante.
Embora a gama de motorizações do Citroën C4 X inclua blocos térmicos a gasolina e gasóleo, para o nosso país vem apenas a versão 100% eléctrica.
Está equipada com um motor eléctrico de 100 kW (136 cv) e 260 Nm, para uma velocidade máxima a 150 km/hora.
A bateria de 50 kWh, com tecnologia de 400 volt, assegura uma autonomia até 360 quilómetros, graças a um consumo médio inferior a 16 kWh/100 km.
O seu carregamento até 80% faz-se em 30 minutos a 100 kW em corrente contínua, mas bastam dez minutos para ganhar 100 quilómetros adicionais.
Em corrente alternada com alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo é necessário esperar cinco horas.
Nível de equipamento | Preço |
Feel | 40.191 euros |
Feel Pack | 40.551 euros |
Shine | 42.891 euros |
Shine Pack | 44.191 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?