Já pode ser encomendado no nosso país o novo Citroën ë-SpaceTourer, apresentado oficialmente em França em Maio último.
À semelhança do "irmão" equipado com motor térmico, esta versão 100% eléctrica prossegue a estratégia de electrificação Inspirëd by You All delineada pela marca francesa.
Só este ano, já avançou com o ë-C4, C5 Aircross Hybrid, ë-Jumpy e ë-Jumper, com a gama de veículos comerciais Citroën a ser totalmente eléctrica em 2021.
Claro que o principal argumento da ë-SpaceTourer corresponde à sua liberdade acesso às zonas cada vez mais restritas das grandes cidades a veículos com motores de combustão.
Proposta com dois níveis de autonomia, a versão equipada com a bateria de 50 kWh para 230 quilómetros de autonomia segundo o ciclo WLTP, está já disponível para encomenda.
A variante com bateria de 75 kWh, capaz de percorrer até 330 quilómetros com uma única carga, chegará no próximo ano ao nosso país.
O motor eléctrico oferece uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário de 260 Nm, para uma velocidade máxima de 130 km/hora independentemente do modo de condução utilizado (Eco, Normal e Power).
Nos postos públicos de carregamento rápido até 100 kW, é possível carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos, e a de 75 kWh em 45 minutos.
Como acontece com a sua congénere "térmica", a ë-SpaceTourer está disponível com duas carroçarias – M, com 4.950 mm, e XL, com 5.300 mm – com os níveis de equipamento Feel e Business, não ultrapassando ambas os 1.900 mm de altura, permitindo-lhe aceder a todos os parques de estacionamento.
A bagageira oferece uma generosa capacidade de carga, que pode ir até aos 2.932 litros na versão XL com cinco lugares.
A variante Feel, com oito lugares, está vocacionada para famílias numerosas ou para quem viaja em grupo.
Permite o rebatimento da segunda fila de bancos de forma assimétrica, com regulação deslizante em comprimento, dispondo ainda de função basculante e encostos transformáveis em mesa de trabalho.
Chapeleira, climatização automática, faróis de nevoeiro dianteiros com iluminação em curva e pacote de visibilidade, com faróis e limpa-vidros automáticos, e puxadores das portas na cor da carroçaria fazem parte do seu equipamento.
Quanto à versão Business, dirigida a um uso mais profissional, pode ser configurável até nove lugares, e ser equipada de acordo com as necessidades.
A terceira fila de bancos pode ser rebatida assimetricamente ,com a segunda a ser basculante e também rebatível, carregador de bordo de 7,4 kW monofásico e cabo de carregamento Modo 2.
Dispõe ainda de ar condicionado manual, Citroën Connect Radio DAB, com ecrã táctil de sete polegadas, e Citroën Connect Box.
Os retrovisores exteriores são electricamente rebatíveis, possuindo ainda faróis de nevoeiro dianteiros e ajuda ao estacionamento traseiro.
A janela da segunda porta lateral esquerda, assim como os vidros laterais traseiros são escurecidos, enquanto o pacote Look propõe pára-choques na cor da carroçaria.
Em termos de ajuda à condução, a ë-SpaceToure oferece 15 sistemas, como portas laterais deslizantes e arranque do motor "mãos livres" e travão de segurança activo. Inédito no segmento é a introdução de um visor head up a cores.
Alertas de atenção ao condutor, saída involuntária de faixa e risco de colisão fazem parte dos dispositivos de segurança, assim como o reconhecimento de sinais de trânsito, regulador de velocidade adaptativo e sistema de vigilância do ângulo morto.
Connect Assist, Connect Nav e Connect Play são os três serviços integrados no ë-SpaceTourer.
O Connect Assist permite a ligação da app My Citroën com a viatura para aceder aos seus dados, como estado de carga, autonomia, local de estacionamento, quilometragem, programação à distância de carregamentos diferidos e pré-condicionamento térmico, entre outras valências.
O Connect NAV, integrado no ecrã de infoentretenimento associado ao TomTom Traffic, tem reconhecimento de voz e permite interagir com a navegação, o telefone e o rádio.
O Connect Play compreende tecnologia Mirror Screen, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, para ligar um telemóvel e assim replicá-lo no ecrã táctil para mais fácil controlo de funções.
Os preços avançados para a Citroën ë-SpaceTourer equipada com a bateria de 50 kWh já compreendem as vantagens fiscais estatais, como isenção do Imposto Sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação, além da dedução para empresas de 100% do IVA nos veículos eléctricos até 62.500 euros.
Citroën ë-SpaceTourer | Para Empresas | Para Particulares |
Business M | 34.883,93 euros | 42.907,23 euros |
Business XL | 35.384,74 euros | 43.523,23 euros |
Feel M | 35.991,97 euros | 44.270,13 euros |
Feel XL | 36.492,78 euros | 44.886,13 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?