
















Estava na hora de renovar o Citroën C3 Aircross para o SUV compacto manter toda a actualidade do modelo que já vendeu mais de 300 mil unidades desde o lançamento em 2017.
E são muitas as diferenças que se encontram nesta renovação, a começar logo pela secção dianteira inspirada no protótipo CXperience, e que já se estreou no C3.
Os faróis LED são agora bem mais rectagulares, a ladear a grelha redesenhada e integrada num pára-choques bem mais musculado que salienta a robustez do crossover urbano.
O capô alto e horizontal reforça essa percepção, a que se somam as protecções conjugadas com a área vidrada em redor da carroçaria.
O crossover assume-se como um carro para a família nos seus 4.160 mm de comprimento, por 1.760 mm de largura e 1.640 mm de altura, com 2.600 mm de distância entre eixos.
A bagageira mantém-se com 410 litros, que crescem para 520 quando é avançado o banco traseiro, até aos 1.289 litros com o seu rebatimento.
E, para mostrar toda a sua versatilidade e capacidade de personalização, o C3 Aircross permite agora 70 combinações, apoiadas em sete cores exteriores, das quais três são novas.
A elas somam-se quatro pack colors, sendo também duas novas com efeito texturizado, tonalidades branca ou preta para o tejadilho, e novas jantes em liga leve de 16 e 17 polegadas com acabamento brilhante Diamond Cut ou Full Black.
Quando ao interior, o Citroën C3 Aircross oferece agora quatro ambientes diferenciados, com o de série a ser composto por estofos cinzentos, com a decoração do painel de bordo em cinzento texturado.
O Urban Blue exibe tecidos em azul com efeito de pele nos revestimentos, enquanto o Metropolitan Graphite mistura um tecido grafite com efeito de pele a um tecido cinzento claro.
Por fim, o Hype Grey combina o efeito de pele verde acinzentada ao tecido com efeito de couro negro. Os dois últimos ambientes são sublinhados por pespontos com chevrons estilizados, já estreados no novo Citroën C4.
Quanto à tecnologia, ela foi agora revista e aumentada com um novo ecrã táctil de nove polegadas com o sistema Citroën Connect Nav, e função Mirror Screen para Android Auto e Apple CarPlay.
São igualmente propostos o carregamento de telemóveis sem fios e o sistema Citroën Connect Assist.
Em termos de assistência à condução, o SUV compacto dispõe de 12 tecnologias próprias como o visor head-up a cores, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem activa de emergência e comutação automática de luzes.
Opcionalmente, pode ainda dispor de equipamentos como o acesso mãos-livres, Park Assist e câmara Top Rear Vision para ajudar no estacionamento.
Incluído está ainda o sistema Grip Control com Hill Assist Descent, para modular a motricidade das rodas dianteiras em função do terreno e controlar a velocidade de descida em inclinações acentuadas.
A oferta propulsora mantém-se com duas opções a gasolina e outras tantas a gasóleo, respectivamente, com o motor PureTech de 1.2 litros e 110 ou 130 cv, e Blue HDi de 1.5 litros de 110 ou 120 cv.
As motorizações menos potentes para ambos os combustíveis estão associadas a uma transmissão manual de seis velocidades, com as mais "fortes" a serem acopladas a uma caixa automática de seis relações.
As primeiras unidades do Citroën C3 Aircross começarão a chegar aos concessionários nacionais em Junho, e não foram ainda avançados preços para cada versão.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?