
















Apresentado no Salão Automóvel de Xangai do ano passado, o Citroën C5 Aircross acaba de fazer a sua estreia no mercado europeu, afirmando-se como mais uma proposta para o concorrido segmento dos SUV. As vendas arrancam lá mais para o final do ano.
Disponível com jantes de 17, 18 e 19 polegadas, este C5 Aircross conta com várias opções de decoração em que o cliente pode escolher combinar a cor da carroçaria com alguns detalhes coloridos nos "airbumps" laterais, no pára-choques dianteiro e nas barras do tejadilho. O objectivo é garantir ainda mais exclusividade a um modelo que se destaca pela sua imagem radical.
Montado sobre a mesma plataforma EMP2 dos "irmãos" Peugeot 3008, Peugeot 5008 e Opel Grandland X, o C5 Aircross apresenta uma distância entre eixos de 2,73 metros, 4,5 metros de comprimento e 1,84 metros de largura. O resultado é um habitáculo desafogado e que conta com um volume de carga na bagageira que varia entre os 580 e os 720 litros, de acordo com a posição dos bancos traseiros. Com os bancos rebatidos este número sobe até aos 1630 litros.
A suspensão "Progressive Hydraulic Cushion" é uma das grandes novidades, com a marca francesa a reivindicar elevados níveis de conforto a bordo. Mas há mais. Este C5 Aircross conta com o sistema de controlo electrónico de tracção "Grip Control" que apresenta cinco modos de condução distintos: normal, areia, neve, off-road e ESP desligado.
Como seria de esperar, a marca gaulesa dotou este SUV das suas mais recentes novidades no campo da segurança. Destaca-se o assistente de condução em auto-estrada, o "cruise Control" adaptativo, o assistente de alerta de saída de estrada e claro, a câmara de estacionamento 360 graus.
As opções de motorização passarão, para já, pelo motor Puretech a gasolina de 1.2 litros de 130 cv e pela variante mais potente de 180 cv. O primeiro surge associado a uma caixa manual de seis velocidades e o segundo a uma transmissão automática de oito.
No campo dos diesel estarão disponíveis um bloco BlueHDI de 1.5 litros de 130 cv e um BlueHDI de 2.0 litros com 180 cv. Todas estas versões contarão apenas com tracção dianteira mas no final do próximo ano a Citroën lançará a versão híbrida "plug-in" com tracção integral.
A comercializar no final de 2018 na Europa, o novo SUV C5 Aircross será produzido em França, na fábrica de Rennes-La Janais.