Conhecidos os preços para o mercado português no final do ano passado, chega em Junho aos concessionários nacionais o novo Citroën C5 X.
O topo de gama da insígnia francesa renova, com um conceito original, o segmento dos grandes estradistas familiares e executivos.
Recriado a partir do protótipo CXperience, revelado há cinco anos, destaca-se pela sua mistura de estilos.
O modelo combina a elegância de uma berlina, o dinamismo de uma carrinha e a postura sobrelevada de um SUV, tendo o segmento D como principal alvo.
O C5 X introduz a suspensão activa Citroën Advanced Comfort, tendo o conforto absoluto dos ocupantes como principal objectivo.
O bem-estar a bordo é reforçado por tecnologias de ponta, como o visor head-up, e o amplo leque de equipamentos de assistência à condução.
Entre eles contam-se o Highway Driver Assist e o novo interface infoentretenimento plasmado num ecrã táctil de 12 polegadas.
No capítulo mecânico, o C5 X propõe uma oferta adaptada a todos os tipos de utilização, com especial destaque para a versão híbrida plug-in.
A potência máxima atinge os 225 cv, debitados pela combinação dos motores a gasolina PureTech de 1.6 litros de 180 cv e eléctrico de 81,2 kW (110 cv).
A autonomia dada pela bateria de 12,4 kWh permite circular 55 quilómetros em modo 100% eléctrico a uma velocidade máxima de 135 km/hora.
Em modo combinado, tem uma velocidade de ponta de 233 Km/hora, como os zero a 100 km/hora a fazerem-se em 7,8 segundos.
Os consumos em ciclo combinado WLTP limitam-se a 1,3 l/100 km em modo híbrido e as emissões de dióxido de carbono iniciam-se nos 29g/km.
A gama do Citroên C5 X é completada pelas versões com os blocos a gasolina 1.2 PureTech de 130 cv e 1.6 PureTech de 180.
Ambos estão associados a uma transmissão automática de oito velocidades EAT8, como acontece na variante hibridizada de ligar à ficha.
Feel, Feel Business, Feel Pack, Shine e Shine Pack são os cinco níveis de equipamento da gama, a que se somam seis cores de carroçaria e seis ambientes interiores.
O novo modelo está disponível com preços a partir dos 34.857 euros para a entrada nas versões a gasolina e 44.653 euros nas variantes híbridas plug-in.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?