Tardou a chegar ao nosso país mas já há valores para um dos modelos mais importantes da Polestar.
Quase um ano após a estreia no salão automóvel de Xangai, o Polestar 4 abriu as encomendas esta quarta-feira com um preço de partida de 68 mil euros.
A produção deverá arrancar em meados deste ano, com as primeiras entregas a estarem previstas para Agosto.
O Polestar 4 junta o melhor dos dois mundos já exibidos pelos Polestar 2 e Polestar 3 mas sob a forma de uma berlina com perfil coupé.
Com 4,84 de comprimento por 1,54 de altura e 2,14 de largura, os três metros de distância entre eixos fazem adivinhar um amplo espaço a bordo.
A inspiração recolhida do protótipo Precept está bem visível nas suas linhas depuradas e aerodinâmicas.
Essa ideia está presente na eliminação do vidro traseiro, e a separação das luzes dianteiras de lâmina dupla com a assinatura iluminada única da marca.
A eficiência aerodinâmica é realçada pela dianteira rebaixada, a que se somam os puxadores retrácteis das portas e vidros embutidos sem moldura.
As lâminas traseiras aerodinâmicas e a optimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira têm um papel fundamental na autonomia.
À falta do vidro traseiro, o retrovisor a bordo foi substituído por um ecrã de alta definição com as imagens recolhidas a partir da câmara montada no tejadilho.
O habitáculo segue a mesma filosofia já presente do Polestar 3 para criar um ambiente sofisticado mas muito minimalista.
O ecrã táctil multimédia horizontal, de 15,4 polegadas, funciona sob o sistema de infoentretenimento Android Automotive, sendo actualizável por via remota.
Atrás do volante está o painel de instrumentação de 10,2 polegadas, alinhado com um visor head-up de 14,7 polegadas no pára-brisas.
Os passageiros dos bancos traseiros com reclinação eléctrica também contam com um ecrã para controlar o sistema de climatização e os serviços multimédia.
Os materiais interiores incluem uma malha têxtil obtida de garrafas plásticas recicladas e estofos em pele Nappa.
O ambiente luminoso é assegurado pelo tecto envidraçado, que é de série, sendo opcionais as funções fotocromáticas.
E, como familiar para longas viagens, a bagageira tem 500 litros de capacidade, que podem subir aos 1.536 litros com a segunda fila de assentos rebatida.
Quanto à segurança activa e apoio ao condutor, de série o Polestar 4 dispõe de 12 câmaras, um radar e 12 sensores ultra-sónicos.
Incluída está uma câmara a bordo para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor e ajudar a evitar acidentes relacionados com a fadiga.
A somar ao equipamento de série estão pacotes opcionais com soluções específicas para o condutor.
Avançado como o modelo mais rápido da Polestar, o novo SUV coupé é proposto nas variantes Long Range Single Motor e Long Range Dual Motor.
A alimentá-los está uma bateria de 102 kWh que permite carregamentos até 200 kW em corrente contínua ou até 22 kW em corrente alternada.
A função de carregamento bidireccional também está incluída, assim como uma bomba de calor para pré-condicionar a temperatura do habitáculo e da bateria.
A versão com um propulsor imprime 200 kW (272 cv) e 343 Nm às rodas traseiras, com a autonomia a chegar aos 600 quilómetros.
Precisa de 7,4 segundos para cumprir os zero aos 100 km/hora, com a velocidade máxima a ficar estabelecida nos 180 km/hora.
Na variante com dois motores eléctricos, a potência chega aos 400 kW (544 cv) e o binário aos 686 Nm.
Só precisa de 3,8 segundos para alcançar os 100 km/hora, enquanto a velocidade máxima está limitada aos 200 km/hora.
Esta versão equipa uma suspensão semi-activa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho.
Além disso, o condutor pode optimizar os modos de condução para maximizarem a autonomia ou a dinâmica.
Polestar 4 (versão e pacotes) | Preço |
Long Range Single Motor (com entrega) | 68.000 euros |
Long Range Dual Motor (com entrega) | 75.000 euros |
Pack Pilot | 1.500 euros |
Pack Plus | 5.500 euros |
Pack Pro | 2.000 euros |
Performance Pack (só Dual Motor) | 4.500 euros |
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