A Hyundai levantou esta quarta-feira o véu do renovado i10 que vai chegar ao mercado nacional no final do ano.
Com estreia oficial marcada para Setembro, no salão automóvel de Paris, esta é a primeira vez que o modelo é actualizado desde que a segunda-geração foi lançada, em 2013. E apesar das mudanças não serem radicais, a marca sul-coreana espera que os novos apontamentos visuais e os equipamentos disponíveis sejam suficientes para ajudar o i10 a fazer frente aos rivais Kia Picanto, Volkswagen Up!, Seat Mii e Skoda Citigo, apenas para citar alguns.
Mas as maiores alterações estão no habitáculo. Um ecrã "touchscreen" de sete polegadas (vem de série no nível mais equipado) é a peça central do interior e conta com as últimas opções de conectividade, com especial relevância para a compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A Hyundai oferece ainda a assinatura grátis durante sete anos do sistema da marca que garante dados de tráfego em tempo real bem como a posição dos radares fixos.
A Hyundai incluiu ainda um sistema frontal de aviso de colisão, assim como um sistema que avisa quando o automóvel saiu da faixa de rodagem. Ambos os sistemas funcionam graças à informação recolhida por uma câmara frontal montada na parte superior do pára-brisas, por trás do espelho retrovisor.
No que diz respeito à gama de motores, a oferta não sofreu alterações face ao modelo anterior. Estão disponíveis duas motorizações a gasolina, uma delas com três cilindros, 1,0 litros e 66 cv de potência e outra com quatro cilindros, 1,2 litros e 87 cv. Ambas as propostas estão associadas a uma caixa manual de cinco velocidades, apesar da proposta de maior potência poder ser encomendada com uma caixa automática de quatro relações.