Depois de muitos "teasers" a BMW acaba de apresentar a quarta geração do BMW X5, antes da sua primeira aparição pública que só deverá acontecer em Outubro, no Salão Automóvel de Paris.
Assente na plataforma modular CLAR, o X5 te pela primeira vez uma opção de direcção activa integral que melhora a agilidade e o conforto, bem como as manobras a baixa velocidade e as curvas a grande velocidade.
Por comparação com o X5 anterior, este novo modelo tem mais 36 mm de comprimento, mais 66 mm de largura e mais 19 mm de altura. Contas feitas, o comprimento ficou nos 4.922 m, a largura nos 2.004 mm, a altura nos 1.781 mm e a distância entre-eixos nos 2.975. A capacidade da bagageira pode ir dos 645 até aos 1860 litros.
O desenho da dianteira assenta nas mesmas linhas do novo BMW X3, com faróis muito angulares, com uma grelha de duplo rim mais vertical e com uma união central semelhante à que encontramos no Concept iX3. As barras das grelha são activas e podem abrir ou fechar de acordo com as necessidades de refrigeração.
Mas foi na traseira que este X5 mais mudou. A marca de Munique apostou num novo desenho para as luzes traseiras LED que surgem divididas por uma secção central. Desta-se ainda as enormes molduras dos escapes cromadas, perfeitamente integradas no pára-traseiro.
O interior também é completamente novo. O sistema iDrive 7.0 tem dois ecrãs de 12,3 polegadas - um para o painel de instrumentos e outro para o sistema de info-entretenimento - fundidos numa só unidade, garantindo um "look" muito sóbrio mas ao mesmo tempo muito futurista.
A consola central também foi simplificada e conta com o mínimo de botões possível. O sistema de climatização tem dois pequenos "displays" e o comando giratório iDrive continua a estar "arrumado" junto ao selector de velocidades. Por opção, poderá equipar este sistema com controlo gestual e com controlo por comandos de voz.
Está ainda disponível um sistema de iluminação ambiente de seis contes que se estende ao tablier e aos painéis laterais das portas, um "pack" de seis fragrâncias para o habitáculo e claro, um enorme conjunto de assistentes à condução formados por sistema de permanência em faixa, assistente de estacionamento Plus autónomo e sistema de travagem de emergência que trava o X5 por completo, activa as luzes de travagem e pode mudar de faixa a velocidades entre os 70 e os 100 km/h.
No que a motorizações diz respeito, o novo BMW X5 estará disponível nas versões xDrive 40i, x Drive 50i, xDrive 30d e M50d. O primeiro conta com um motor de seis cilindros em linha de 340 cv e 450 Nm de binário. O segundo é um oito cilindros de 4.4 litros de 465 cv e 650 Nm de binário, o mais potente da gama.
No campo dos diesel encontramos um motor de quatro cilindros turbo de 2.0 litros e 265 cv e o mais potente seis cilindros de 3.0 litros com 400 cv e 760 Nm de binário máximo. Recorde-se que todas as versões surgem associadas ao sistema de caixa automática Steptronic de oito velocidades e ao sistema de tracção integral permanente xDrive.
O novo BMW X5 conta também com um "pack" todo-o-terreno que permitirá o bloqueio do diferencial no eixo traseiro e dois sistemas de suspensão activos diferentes que podem variar a altura ao solo até 40 mm. O condutor poderá optar por entre quatro modos de condução "fora de estrada": Areia, Pedras, Cascalho e Neve.