Há um ano, a Cupra foi autonomizada como marca independente e, para celebrar esse aniversário, realizou um protótipo que pode ser visto como a primeira proposta desenvolvida de raiz pela nova marca. É um SUV, porque este tipo de arquitectura continua a estar na ordem do dia, e ainda por cima tem uma motorização híbrida, outra tendência do momento.
Actualmente, a Cupra apenas tem um modelo no seu catálogo – o Ateca –, porque o Leon Cupra continua a fazer parte da gama SEAT. Esta nova proposta, que mais cedo ou mais tarde poderá vir a surgir no mercado, tem uma imagem vincadamente desportiva, apesar de ser um SUV. Uma zona frontal com personalidade, um spoiler anterior musculado, linhas fluidas e agressivas e as cavas das rodas alargadas dão origem a uma imagem que foge ao estilo SEAT, bem evidente na forma da traseira onde se destaca uma banda luminosa em LED.
O habitáculo não chega tão longe na ruptura com a linguagem de design da SEAT, apesar de assumir um carácter desportivo e moderno, marcado pelo desenho dos bancos tipo baquet e pelo grande ecrã central táctil de 10 polegadas.
O Formentor conta com um chassis dinâmico e uma motorização híbrida plug in para responder às necessidades de um veículo capaz de andar depressa. O motor 2.0 TSI com 245 cv está associado a uma caixa automática DSG de dupla embraiagem. As baterias garantem uma autonomia 100 por cento eléctrica de 50 km. A Cupra não anunciou valores para as performances de um modelo que conta com um diferencial autoblocante e o controlo adaptativo (DCC) da suspensão.